TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anfibios

Pesquisas Acadêmicas: Anfibios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  1.227 Visualizações

Página 1 de 6

. Quais as características dos anfíbios?

Possui duas fases: a fase aquática quando pequenos, e a terrestre quando se desenvolvem. Na primeira, eles respiram por brâquias, e na segunda, por meio dos pulmões.

Os anfíbios têm circulação fechada (o sangue circula dentro dos vasos)

Pele úmida e lisa e não possuem escamas externas para poderem fazer a respiração cutânea (pela pele)

Coração com três cavidades: Dois átrios e um ventrículo

Animais de Sangue frio

Possuem dentes pequenos e esqueleto em grande parte ossificado

O lugar para a reprodução dos anfíbios varia entre as espécies. Pode ser uma poça transitória formada após uma chuva , um rio, lago ou um açude. Há também os que procriam na terra, desde que seja bem úmida.

Não possuem lugares específicos para a reprodução. Pode ser de uma poça de chuva, rio , lago ou açude

2. Dar o nome das 3 ordens pertencentes à classe Amphibia e citar as principais diferenças entre elas.

Ápodes são os anfíbios caracterizados pela ausência de patas e caudas

Os urodelos possuem um corpo esguio, bem diferenciado (cabeça e tronco) e cauda bem desenvolvida e sempre presente nos adultos; apresenta membros anteriores e posteriores de pequeno tamanho o que lhe confere ulentama locomoção

Os anuros apresentam o tronco curto e não têm cauda no estado adulto. Possuem as patas posteriores, adaptadas ao salto, mais compridas e musculosas do que as anteriores

3. Popularmente, para se diferenciar entre anuros utilizam-se os nomes sapos, pererecas e rãs. Como podemos fazer para diferenciar entre estes 3 tipos de anuros? Use imagens.

Pererecas

pequenos, aproximadamente 10cm e achatados, com a pele extremamente úmida. Possuem discos adesivos na extremidades dos dedos . proporcionam maior eficiência em seus movimentos, principalmente quando saltam e precisam se agarrar em superfícies planas.Esta estrutura está associada ao seu desempenho em locomoção, juntamente com as pernas desenvolvidas que proporcionam um grande impulso ao animal, fazendo com que se fixe onde pulou. Possuem 4 dedos (que são curtos) nos membros anterior e 5 no posterior.

Rãs

Possuem a pele úmida também, e são animais que possuem os dedos dos membros posteriores alongados, e os da frente mais curtos. Os membros posteriores são muito maiores que os anteriores.

A sua principal característica é a ausência de discos adesivos e a presença de membrana interdigital entre os dedos

Sapos

Os sapos são animais que possuem a pele seca e com diversas protuberâncias. Também possuem lateralmente no início do dorso (acima do tímpano) as glândulas paratóides, que possuem substâncias tóxicas, assim quando algum animal tenta mordê-lo, essas glândulas quando pressionadas secretam a substância tóxica pelos poros da pele, onde fazem com que o predador desista.

Possuem o corpo grande e não são achatados mas sim robustos, as patas são bem desenvolvidas e os dedos são longos, principalmente os das patas traseiras.

4. Como os anfíbios se protegem?

Tem a cor do ambiente onde vivem. As rãs saltam para o fundo d’água, se escondem também no lodo. As pererecas vivem escondidas atras das prateleiras ou atras do lavatório nos banheiros. Os sapos ficam nas moitas e buracos.

5. Fazer uma coleção através de fotos ou imagens retiradas de livro ou internet de 10 diferentes espécies de anfíbios encontrados em seu Estado ou País.

Odontophrynus moratoi Rã do Rio Mutum

Perereca-de-folhagem-com-perna-reticulada Bokermannohyla izecksohni

Chiasmocleis carvalhoi Hemiphractus johnsoni

Rã Physalaemus soaresi Dendrophryniscus carvalhoi

Rãzinha Adelophryne baturitensis Euparkerella robusta

OBS : Todas as espécies mostradas acima correm risco de extinção

6. Descrever ou esquematizar o ciclo de vida de um anuro.

O ciclo de vida, inicia-se geralmente na água. Para que se reproduzam devem estar com maturidade sexual e em ambientes propícios

Quando as rãs atingem a maturidade sexual, inicia-se o cortejo nupcial, isto é, o macho delimita o seu território e canta para atrair a fêmea. Durante a reprodução da rã-touro, o acasalamento ocorre com o casal semi-submerso, algumas vezes apoiando-se no fundo ou na vegetação, mantendo as narinas e os olhos na superfície. O macho abraça a fêmea pelas costas, fixando-se na região axilar e comprimindo-a. Simultaneamente e em ritmos compassados, o casal libera os gametas e distendem as patas para espalhar a desova pela superfície. Neste momento, ocorre a fecundação dos óvulos pelos espermatozóides.

Após a fecundação, o ovo inicia seu desenvolvimento de embrião para larva que apresenta botão caudal, batimentos cardíacos e brânquias externas (início). Gradativamente, começa a crescer e a se modificar; as brânquias passam a funcionar dentro do corpo, permanecendo a abertura do sifao lateral, por onde ocorre o fluxo da água, que entra pela boca e passa pelas brânquias, possibilitando a respiração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com