TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anidridos

Dissertações: Anidridos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 2

12.ANIDRIDOS

12.1.Aplicação

Os anidridos são muitos empregados em sínteses orgânicas, principalmente o

anidrido acético, muito usado na obtenção de ácidos, ésteres e amidas.

O anidrido acético (esse nome usual vem do latim acetum, que significa “azedo”), também chamado, pela nomenclatura oficial, de anidrido etanoico, é o anidrido mais importante, pois é usado na indústria para a obtenção de ácido acetilsalicílico, conhecido comercialmente por aspirina, medicamento usado como antitérmico. Abaixo temos a síntese do ácido acetilsalicílico a partir do anidrido acético:

Além disso, o anidrido acético pode reagir com algodão ou com poupa de madeira, originando o Rayon, usado na produção de tecidos, filmes fotográficos e papel celofane.

Conforme já dito, o anidrido acético é muito importante, pois ele é usado na obtenção do ácido acetilsalicílico (AAS), conhecido comumente como aspirina e usado como antitérmico

5- Aplicações dos anidridos e dos cloretos de ácidos

As aplicações mais importantes dos cloretos de ácido estão no laboratório, como matéria-prima para síntese de outros compostos. Dentre os anidridos mais importantes destacam-se o anidrido acético e o anidrido ftálico. O anidrido acético é usado principalmente em:

• Reações de acetilação (síntese de aspirina, acetato de celulose etc.)

• Produção de filmes fotográficos

• Fabricação de fibras têxteis

O anidrido ftálico é usado principalmente em:

• Fabricação de resinas e plastificantes

• Síntese da fenolftaleína e outros corantes

• Aplicações [editar]

• As reações dos anidridos de ácido são similares a dos halogenetos de acilo, ao ser tanto o halogeneto (X-) como o carboxilato bons grupos salientes. A destacar, o anidrido acético que pode formar ésteres com fenóis, sendo útil na produção de medicamentos como o ácido acetilsalicílico (Aspirina).

Anidridos de ácido importantes [editar]

O Anidrido acético é um produto químico de grande importância, preparado através da hidratação parcial de cetena ou pela carbonilação do acetato de metila. O anidrido de ácido cíclico anidrido maléico é usado em síntese orgânica como dienófilo na reação de Diels-Alder. Anidridos de ácido mistos (ou assimétricos), tais como anidrido acético propiônico, CH3C(O)OC(O)CH2CH3, são conhecidos. Um ou ambos grupos acila de um anidrido de ácido pode também ser derivado de um ácido sulfônico ou um ácido fosfônico. O anidrido misto 1,3-Bisfosfoglicerato é um intermediário na formação de ATP via glicólise.1

Usos

O anidrido ftálico é usado na fabricação de resinas e corantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com