TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antichamas

Projeto de pesquisa: Antichamas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

1 – Introdução

No Brasil desde a primeira publicação da NR-10 através da Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978, muito se evoluiu sobrea prevençãoderiscos à saúde física e mental do trabalhador causado pela eletricidade.

A crescente demanda por energia elétrica nos setores industriais e consequentemente a expansão na malha do SEP tem feito as empresas e entidades fiscais de cada setor investir em sistema de controle de risco e treinamento de profissionais frente ao número de acidentes inerentes as atividades de manutenção e operação elétrica.

Algumas normas como a NBR 5410 e NBR14039 descrevem medidas de proteção contra choques elétricos em contato direto e indireto dos circuitos de BT e MT, respectivamente. A NR-6 publicada no mesmo ano da NR-10, garante aos trabalhadores meios de controle de qualidade dos equipamentos de proteção coletiva e individual e obrigação de fornecimento por parte dos empregadores.

Porémao final dos anos 90,as normas brasileiras ainda tratavam os riscos da eletricidade na forma de contato direto ou indireto com partes energizadas ou descargas atmosféricas, não dando devida atenção a prevenção de riscos causada pelo arco elétrico, sendo esse muitas vezes colocado no mesmo patamar dos efeitos da eletrocussão.

Diante do número de casos de acidentes proveniente desse fenômeno e a gravidade de suas lesões, principalmente em relação a queimaduras, foi elaboradaa revisão da NR-10 pela Portaria GM n.º 598, de 07 de dezembro de 2004, com destaque o item 10.2.9.2, determinando a adoção de vestimentas de trabalho que permita ao profissional proteção contra efeitos térmicos.

Essa revisão deu grande passosnos estudos do arco elétrico, suas causas, mitigação de seus efeitos e a confecção do tecido retardante à chamas, mas ainda nota-se a carência de normasnacionais que tratem exclusivamente do assunto, tendo ainda como referência as normas americanas e internacionais como a NFPA 70E e IEE 1584, para cálculos e pesquisa, o que às vezes dificulta a interpretação e aplicação das medidas preventivas pela engenharia de segurança, entidades fiscais e principalmente o trabalhador em suas atividades.

2 - Objetivos

Este trabalho/pesquisatem como objetivo apresentar o conceito de arco elétrico e fogo repentino, suas causas, consequências danosas para patrimônio e principalmente pessoas, procedimentos para evitar sua ocorrência e os meios de proteção para mitigar seus efeitos no corpo humano tendo com referência atividades desenvolvidas em subestações de energia.Além disso,serãoapresentados os tipos de vestimenta retardante a chamas, suas especificações e maneiras corretasde uso e armazenagem.

Não aprofundaremosos estudos nos métodos para cálculo da energia incidente de um arco elétrico e a determinação das classes de risco conforme normas internacionais, relatando apenas o desenvolvimento e progresso dessas ferramentas e as mais utilizadas para cada fim.

3 – O arco elétrico

O arco elétrico é definido com “ruptura dielétrica de um gás a qual produz uma descarga de plasma ou gás ionizado, similar a uma fagulha instantânea, resultante de um fluxo de corrente em meio normalmente isolante tal com o ar”.

Em poucas palavras podemos defini-lo com um curto-circuito no ar ionizado.

É atualmente muito utilizado na indústria, nos processos de solda, onde seus efeitos são controlados por equipamentos específicos e é considerado como menos agressivo e perigosoà saúde do operador de solda que os métodos convencionais de solda a TIG.

Por outro lado há preocupação quando esse fenômeno está relacionado a instalações elétricas, pois os efeitos de sua propagação provocamaltas temperaturas e projeção de partículas derretidas sendo extremamente perigosas para equipamentos e a saúde de eletricistas e operadores.

O arco elétrico movimenta-se a altas velocidades (cerca de 100m/s) e no ponto central de sua formação chega a temperaturas de 20000ºC, cerca de quatro vezes mais quente que a superfície do sol. Nenhum material da terra suporta tal temperatura sem derreter completamente e vaporizar.A vaporização de materiais como cobre e alumínio, presentes em painéis, emite gases tóxicos a temperaturas também muito altas e combustivas podendo ainda causar reignição e novas explosões.

Quando o ar ionizado é atravessado pela corrente de arco com essa alta temperatura há uma grande expansão do meio e isso emite ondas de pressão e projeção de partículas a velocidades também muito elevadas.

Háum forte barulho emitido nessas explosões, onde já foram registradas ondas sonoras de 160db e emissão de raios ultravioletas.

A junção de todos esses efeitos somam os seguintes riscos os seres humanos:

• Altíssimas temperaturas

• Liberação de gases e nuvens tóxicas

• Ignição de produtos circulantes

• Lançamentos de peças e material derretido

• Barulho excessivo

• Ondas de pressão

• Emissão de raios ultravioletas

Devido às altas temperaturas os tecidos sobre o corpo do trabalhador entram facilmente em combustão, agravando ainda mais os danos, se caso for fabricado com produtos como nylon, poliéster há o derretimento sobre a pele.

Onde e quando pode ocorrer o arco elétrico?

O arco elétrico é um fenômeno indesejado, danifica equipamentos e trás prejuízos enormespois interrompe os processos de transmissão e distribuição de energia além dos danos a pessoas.

Nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com