TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arco reflexo

Seminário: Arco reflexo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Seminário  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 2

A via que medeia um determinado reflexo constitui o seu arco reflexo.

O arco reflexo é a resposta involuntária rápida, consciente ou não, que visa uma proteção ou adaptação do organismo sendo originado de um estímulo externo antes mesmo do cérebro tomar conhecimento do estímulo periférico, consequentemente, antes deste comandar uma resposta. Os atos reflexos são comandados pela substância cinzenta da medula espinhal e do bulbo.

Qualquer movimento exige a atividade coordenada de muitos músculos, mesmo até uma ação simples. O processo de encadeamento das contrações de músculos independentes, de modo que atuem como um só conjunto é chamado de coordenação motora. A forma mais elementar de coordenação motora é representada pelo reflexo. Tendo duas características importantes: o local e a intensidade ( GUYTON; HALL, 2006).

O arco reflexo é constituído por um órgão sensitivo, um neurônio aferente, uma ou mais sinapses numa estação de integração, um neurônio eferente e um efetor. Nos mamíferos, a conexão entre os neurônios aferentes e eferentes somáticos ocorre geralmente no sistema nervoso central (SNC).

Os sentidos somáticos são mecanismos nervosos que coletam informações sensoriais, a partir do corpo. Esses sentidos diferem dos sentidos especiais, que compreendem especificamente, a visão, a audição, o olfato, a gustação e o equilíbrio. Estes últimos são trabalhados por receptores eletromagnéticos – detectam luz sobre a retina do olho; e quimiorreceptores – detectam o gosto, o cheiro, nível de oxigênio no sangue arterial, concentração de dióxido de carbono e talvez outros fatores que constituem a química do corpo (GUYTON; HALL, 2006).

Os sinais sensoriais entram na medula quase que inteiramente pelas raízes sensoriais posteriores. Depois de entrar na medula, um grupo de neurônios sobe com informações ao cerebelo e outro grupo de neurônios envia informações ao córtex cerebral (GUYTON; HALL, 2006).

O presente trabalho teve como objetivo estudar manifestações reflexas (atos reflexos) somáticos e viscerais. Vendo que é importante que se conheça os reflexos observados em condições quando determinados estímulos são aplicados em partes específicas de corpo humano. Se uma resposta normal é obtida, indica que as estruturas do correspondente arco reflexos ( receptor, via aferente, centro de integração, neurônio eferente e efetuador) estão intactas. Os atos reflexos podem se mostrar exarcebados, discretos ou ausentes (GUYTON; HALL, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com