TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ascgfgyfyt

Artigos Científicos: Ascgfgyfyt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  101 Visualizações

Importância economica. As diatomáceas constituem a maior parte do plâncton marinho dos oceanos frios. São assim, a fonte principal de alimentos para os peixes e outros animais marinhos desta região.

A parte silicosa da parede celular das diatomáceas, praticamente não sofre alteração com a morte da célula. Assim sendo, podem as células se depositarem no fundo dos lagos e mares onde vivem e se constituem em depósitos consistentes de material silicoso.

No passado geológico, especialmente no período terciário, as diatomáceas formaram, no fundo dos mares antigos, extensos depósitos hoje conhecidos como terra das diatomáceas ou diatomitos e são esplorados comercialmente.

Seu uso comercial mais importante reside na confecção de filtros principalmente para a indústria açucareira. Os diatomitos são ainda usados na produção de abrasivos finos para polimento de prata e antigamente eram usados na fabricação de dentifícios. São empregados como aditivos de titas (aumentando a visibilidade das placas nas estradas) e como isolantes em fornos de fundição.

Diatomáceas fósseis são também importantes para os geologistas como indicadores de estratos que possuem óleo ou gás. Os poços petrolíferos nos campos de Santa Maria, Califórnia, passam através de uma camada de terra de diatomáceas marinhas com cerca de l000 metros de espessura.

Ainda na Califórnia, perto de Lompoc, as jazidas superficiais de diatomitos atingem vários quilômetros de comprimento e cerca de 200 metros de espessura e são exploradas comercialmente, como pedreiras.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com