TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Asdfasdfas

Artigos Científicos: Asdfasdfas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Passo 1

Atualmente existem três tipos de elevadores residencias ou para transporte de pessoas : hidraulicos, eletricos e o mais recente o elevador a vacuo.

Hidraulico: são movidos por um pistão hidráulico normalmente localizado embaixo do equipamento, usando o mesmo princípio de funcionamento dos elevadores de carro. Há uns anos atrás, o conceito hidráulico tinha a preferência dos engenheiros e arquitetos. Apenas com equipamentos deste tipo era possível evitar as pouco estéticas casas das máquinas nos telhados, já que para equipamentos hidráulicos estas podem ser instaladas em outros locais. Também eram os únicos equipamentos com o recurso de resgate em casos de falta de energia, graças a possibilidade de descida utilizando apenas a força gravidade. No mais, o conforto da viagem era bastante melhor do que o proporcionado pelos elevadores elétricos.

Eletrico: os elevadores elétricos, contam com o uso de cabos e são acionados por energia elétrica, semelhantemente aos elevadores de passageiros tradicionais, Ao longo dos anos os elevadores eletricos se tornaram mais vantajosos em relação aos hidraulicos, deviso a sua rapidez, cosumo mais baixo de energia e o menor custo de manutenção. Com o tempo, os elevadores elétricos também conseguiram ultrapassar aquilo que lhes tirava vantagem no confronto com os hidráulicos. Os equipamentos elétricos deixaram de exigir a presença de casa das máquinas, tornando sua instalação prática e adaptável a qualquer projeto. O uso de inversores de freqüência também permitiu suavidade de viagem melhor do que a de qualquer elevador hidráulico e ganho de precisão de paragem, resultando em notável nivelamento de piso. Por fim, tornaram-se extremamente ecológicos, com uso de fluidos próximos de zero e baixíssimo consumo de energia.

A Vácuo: Os elevadores a vácuo são uma invenção mais recente, sendo que os primeiros exemplares começaram a ser comercializados apenas no final da década de 90. Esse tipo de equipamento realiza sucção do ar para causar uma diferença de pressão e fazer o equipamento subir, lembrando o funcionamento de uma seringa. Já a descida é normalmente realizada utilizando apenas a força gravidade e aliviando a saída de ar. A grande vantagem destes equipamentos é o fato de a própria câmara de vácuo do equipamento servir como caixa de corrida, além da rápida instalação, porém exitem limitações que devido ao seu tamanho, esse tipo de elevador transpostar apenas uma unica pessoa, e também são extremamentes barulhenteos (Devido ao uso de compressores) geram em média 87 db de ruído.

Passo 2

A cabine é montada sobre uma plataforma, em uma armação de aço constituída por duas longarinas fixadas em cabeçotes (superior e inferior). O conjunto da cabine, armação e plataforma é chamada de carro.

O contrapeso consiste em uma armação metálica formada por duas longarinas e dois cabeçotes, onde são fixados pesos, de tal forma que todo o conjunto tenha peso total igual ao do carro acrescido de 40 a 50% da capacidade licenciada.

Tanto a cabine como o contrapeso deslizam pelas guias (trilhos de aço do tipo T), através de corrediças. As guias são fixadas em suportes de aço, os quais são chumbados em vigas, de concreto ou de aço, na caixa de corrida.

O carro e o contrapeso são suspensos por cabos de aço que passam por uma polia, instalada no eixo da máquina de tração e localizada na casa de máquinas.

O movimento de subida e descida do carro e do contrapeso é feito pela máquina de tração, que imprime à polia a rotação necessária para garantir a velocidade especificada para o elevador. A aceleração e o retardamento ocorrem em função da variação de corrente elétrica no motor de tração. A parada final é possibilitada pela ação de um freio instalado na máquina de tração.

Além desse freio normal, o elevador possui também um freio de segurança para situações de emergência.

O freio de segurança é um dispositivo fixado na armação do carro, destinado a pará-lo, de maneira progressiva ou instantânea, prendendo-os às guias quando acionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com