TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atomo

Seminário: Atomo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Seminário  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

ÁTOMO

Há mais de 2.000 anos, o filósofo grego Demócrito disse que se um objeto fosse dividido em partes cada vez menores, o resultado seria pedaços tão pequenos que não seria possível dividí-los. E chamou esses pequenos pedaços de átomos - palavra grega que significa inseparáveis.

O átomo é a menor particula que ainda caracteriza um elemento químico. Ele é representado pelo núcleo com carga positiva que apresenta quase toda sua massa.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ÁTOMO

Modelo de DALTON

Ele imaginou o átomo como uma pequena esfera, rigida e indestrutivel, com massa definida e propriedades características.

Modelo de DEMÓCRITO

Demócrito postulou que todas as variedades de matéria era resultantes da combinação de átomos de quatro elementos: ÁGUA , FOGO , TERRA E AR !

Modelo de THOMSON

Em 1897, Thomson idealizou um experimento para medir a carga elétrica do elétron. Com base em seu experimento, e considerando o átomo eletricamente neutro , ele representou o átomo como uma esfera uniforme, de carga positiva, incrustada de elétrons.Daí vem o nome do modelo:"PUDIM DE PASSAS".

Modelo de RUTHERFORD

Pelo modelo atômico de Rutherford, o átomo éconstituído por um núcleo central, dotado de cargas elétricas positivas, envolvido por uma nuvem de cargas elétricas negativas.

Rutherford demonstrou, ainda, que praticamente toda a massa do átomo fica concentrada na pequena região do núcleo.

Modelo de NIELS BOHR

Para Niels Bohr, os elétrons giravam em órbitas circulares, ao redor do núcleo. Depois desses, novos estudos foram feitos e novos modelos atômicos foram criados. O modelo que representa o átomo ficou especificado como tendo uma parte central chamado núcleo, contendo prótons e nêutrons.O modelo planetário de Niels Bohr foi um grande avanço para a comunidade científica, provando que o átomo não era maciço.

ESTRUTURA DO ÁTOMO

Já tendo comprovado a presença de inúmeras partículas na constituição do átomo e tendo descendado o comportamento das partículas , concluiu-se que o diâmetro da eletrosfera de um átomo é de 10,000 a 100,000 vezes maior que o diâmetro de seu núcleo, e que sua estrutura interna pode ser considerada , para efeitos práticos, oca; pois para encher todo este espaço vazio de prótons e nêutrons necessitaríamos de um bilhão de milhões de núcleos.O núcleo atômico mede em torno de 10 - 13 (1fm) centímetros de diâmetro, enquanto que o átomo mede cerca de 10 − 8 centímetros (100 pms).

E descobriu-se que o átomo de hidrogênio é constituído por um só próton com um só elétron girando ao seu redor. E que o hidrogênio é o único elemento cujo átomo pode não possuir nêutrons.

Principais características do Átomo

MASSA

Determinar a massa de um corpo significa comparar a massa deste corpo com outra tomada como padrão.

As massas do próton e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com