TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Etapa 1

Trabalho Universitário: Atps Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

Em reunião do grupo ficou decidido que a pesquisa seria sobre Indústria de móveis. Em pesquisas pudemos verificar que é um mercado abrangente, e vem crescendo cada vez mais atingindo várias classes sociais, devido à facilidade na aquisição de produtos deste seguimento com incentivo do Governo, que oferece vários incentivos para o aquecimento da economia como: redução do IPI sobre móveis, minha casa melhor, móveiscard, dentre outros.

Uma realidade de nossos dias, é que os imóveis estão cada vez mais compactos, nos anos 70 um apartamento considerado pequeno tinha em média 100 m2, hoje em dia não passa de 60 m2.  Pensando nisso  a indústria de móveis teve que se adaptar, fortalecendo a tendência no uso de móveis planejados.

O ramo de móveis não só aquece a economia pela necessidade como também pela qualidade e estética, investindo em profissionais do ramos como arquitetos, designer de interiores. A principal matéria-prima utilizada nos móveis planejados, é o MDF (Médim Density Fiberbord) feito a partir de fibras homogêneas de madeiras reflorestadas. Algumas peças ainda são confeccionadas em aglomerado, material que evoluiu muito e apresenta hoje excelentes vantagens. Também se faz uso do vidro e do acrílico.

Indústrias Moveleiras

A indústria de móveis do Brasil é um dos setores mais importantes da Indústria de Transformação no País, não apenas pelos bons resultados financeiros em sua produção, como também na geração de empregos. Os processos de fabricação artesanais começaram a ser substituídos pela mecanização no final do século XIX, a fim de facilitar a produção. Foi durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que o Brasil teve a sua primeira experiência em termos de produção seria da com a linha de móveis em madeira vergada desenhada pelo marceneiro espanhol Celso Martinez Carrera (1883-1955), em 1915. Carrera se inspira nos móveis Thonet para projetar a linha de móveis Patente, (figura 5), a qual se tornaria um marco no design brasileiro pelas suas linhas leves e extremamente simples, cujo conceito funcional, possibilita sua industrialização a preços populares. Tem por objetivo a atividade de produção de móveis/mobiliário, especialmente de forma mecanizada, em pequena, média, e grande quantidade. É o fortalecimento de toda a cadeia industrial – desde a produção de madeira serrada e produtos sólidos de madeira (proveniente de reflorestamentos) até a fabricação final do móvel. A principal expectativa para o setor moveleiro em 2013 é de crescimento real e consistente. Os dados estão registrados no monitoramento realizado pelo Instituto de estudos e Marketing Industrial (IEMI), em parceria com a Associação das Industrias de Móveis do estado do Rio Grande do Sul (Movergs).

Perg. A) Uma pesquisa do IEMI sobre o comportamento de compra do consumidor de móveis, realizada em 2012, mostra que a maior parte dos entrevistados (41,3%) costuma adquirir móveis todo ano, mas geralmente a compra é motivada por um necessidade relacionada a momentos específicos da vida, como mudança para imóvel maior (30,2%), filhos entrando na adolescência (15,1%) e casamento recente (13,3%), por exemplo.

A conclusão de que a compra de um móvel é motivada por necessidade é ainda reforçada nas respostas relacionadas ao tipo de produto adquirido na última compra – o guarda-roupa lidera com 13,7%. Abaixo, o ranking dos 5 produtos mais adquiridos na última compra.

O gasto médio dos consumidores com móveis em 2012 foi de R$ 1.170,00, de acordo com o IEMI. Vale lembrar que, pelo alto valor, a aquisição de um móvel envolve planejamento. Por isso, apenas 17% dos consumidores fazem a aquisição sozinhos. A maior parte (53,7%) realizou a última compra acompanhado do esposo(a)/companheiro(a). Mais da metade dos entrevistados também não realizaram a compra por impulso: 57,7% afirmam ter visto o produto adquirido em outra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com