TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Direito

Artigos Científicos: Ava Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  2.457 Palavras (10 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os dados que afetam o patrimônio de uma entidade.

Tem como finalidade assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus Proprietários, gestores e sócios.

Algumas das funções específicas da profissão de um contador, também conhecido como contabilista, é fazer os registros contábeis das empresas, cuidar de documentações, abertura e fechamento de empresas, prestar assessoria como exemplo auxiliar empresas na parte fiscal, escriturações, demonstrações contábeis, fazer declarações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, análises de balanços, entre outros.

Mesmo sendo uma profissão de amplo mercado atualmente ainda existe certa dificuldade em classificar a contabilidade. Apesar ser considerada uma ciência social, assim como economia e administração, há pessoas que acreditam ser uma profissão da área de exatas, algumas vezes ela é chamada técnica ou arte pelos grandes admiradores da profissão. Porém independentemente de sua classificação, é quem adquire cada vez maior importância, dado o crescimento das corporações, entidades e empresas, mas exige grande eficácia dos profissionais da contabilidade, pois atualmente há uma infinita gama de informações que são necessárias ao estudo e controle do patrimônio, assim como seu amplo campo de atuação.

1. DESENVOLVIMENTO

A contabilidade é o método da apreciação e informação aos seus usuários que tendem o fornecimento de informações e análises de natureza econômica, financeira, física e da produtividade. Seus usuários podem ser pessoa física ou jurídica, e externo ou interno, seu principal interesse são a avaliação e o progresso de sua entidade.

Podemos destacar como usuários Externos: bancos, fornecedores, e Governo.

Internos: pessoas que fazem parte da empresa como: os diretores, gerentes, administradores, sócios e os acionistas da sociedade.

A visão do que é econômico para a contabilidade é a informação de natureza econômica.

Informação de natureza financeira são os fluxos de caixa, capital de giro, etc. Informação de natureza física é complemento aos valores monetários.

Informação de natureza de produtividade se refere à utilização mista de conceitos de avaliação (financeiros) e quantitativos (físicos).

Fornecer a informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, é o principal objetivo da contabilidade e ele deve contribuir para o processo decisório dos usuários, e auxiliar na tomada de decisões.

As empresas tem a obrigação de revelar ou publicar todas as informações que colaborem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo a consequência em relação ao que a porvir. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações devem constar em Notas Explicativas.

A contabilidade tem relacionamento com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.

A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades. Quanto às finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.

É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica (ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).

Na vida financeira pessoal e na de uma empresa existem várias comparações e algumas diferenças. Há semelhanças quando nos programamos no que temos a receber e a pagar, tentando manter o controle financeiro como o fluxo de caixa. Temos o lucro quando felizmente as nossas despesas são menores que o nossos ganhos.

Tanto as pessoas físicas como as pessoas jurídicas tendem a pagar despesas simples de água, internet, energia e telefonia. Na concepção do grupo a vida financeira de uma pessoa física o rendimento vem através do salário e dos trabalhos extras. Já a de empresa o capital vem através de seus produtos vendidos e consumidos pelos clientes.

Os Impostos são outras semelhanças, enquanto as receitas e as despesas podem ser de uma ou várias fontes, os impostos sempre são pagos ao município ao estado ou a união. Da mesma forma que nós funcionários temos descontados em nossos honorários o valor de INSS, a empresa arca com outra parte, exceto as cadastradas no simples nacional. De forma mais limpa, as empresas nada são, além de pessoas, porém jurídicas, que tem basicamente muitas de nossas necessidades e obrigações, não obstante também possuem o mesmo objetivo que é lucrar, pois da mesma forma a empresa que não lucra está obviamente com prejuízo, nós quando gastamos mais do que ganhamos ficamos devendo.

Um exemplo de uma vida financeira é diferente da empresa, a pessoa física é um consumidor final, suas dividas, suas necessidades são com finalidade para seu conforto diariamente, já a empresa não, todo tipo de compra, independente pra qual finalidade, tudo é voltado para a fabricação de uma peça, no qual é destinado a um cliente, ou resumindo, a empresa é o atacadista e eu sou consumidor final.

Pessoa Física Pessoa Jurídica

Água, Energia, Telefone, Internet, Escola, Faculdade, Gás, Financiamentos, Lazer, Alimentos, Alugueis, entre outros. Custos Fixos / Desp. Fixas Custos Variáveis/ Despesas Variáveis

Salários – Administração, Aluguéis, Energia, Água, Telefone, Etc. Matéria-prima, Comissões, Pró-Labore, Insumos, Frete, Mão de Obra Direta, e Etc.

Citamos aqui alguns exemplos de custo da pessoa física e de uma pessoa jurídica

.

ENTREVISTA COM A ADMINISTRADORA: ADRIANA DE OLIVEIRA MACEDO ARAUJO, DA EMPRESA HIDRAMEGA.

a. Em qual momento é consultado o contador na sua empresa?

Todo começo e final de mês para o fechamento, e obrigações.

b. A contabilidade é importante para a empresa?

Sim muito importante, pois ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com