TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balancete de Verificação

Tese: Balancete de Verificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Tese  •  5.280 Palavras (22 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 22

ETAPA 1 – Balancete de Verificação

Balancete de Verificação ou Balancete Analítico é um relatório importante utilizado na conciliação das contas contábeis. Tem como finalidade averiguar se os lançamentos contábeis foram registrados corretamente e se os saldos devedores e credores estão em consonância, ou seja, se total de débitos é igual ao total de créditos.Existem vários modelos de Balancete de Verificaçãoe a empresa pode utilizar o modelo que for mais conveniente para o seu dia-a-dia.

O balancete não está contemplado na Lei nº 6.404/76 como demonstrativo obrigatório. Todavia, ele é extremante útil, pois serve de base para a elaboração do Balanço Patrimonial, DRE, entre outros demonstrativos contábeis. Relaciona os saldos das contas remanescentes no diário. Imprescindível para verificar se o método de partidas dobradas está sendo observado pela escrituração da empresa.

A regra fundamental é:

O balancete é um demonstrativo do saldo de todas as contas lançadas no Livro Razão e que apresentem saldo diferente de zero no dia de sua elaboração. Temos quatro tipos de Balancetes:

 Balancete de duas colunas

 Balancete de quatro colunas

 Balancete de seis colunas

 Balancete de oito colunas

Como podemos verificar, em todos os balancetes exemplificados, o valor do débito é o mesmo do crédito, portanto a identificação do erro é imediata. Não sendo erro na soma o contador terá o trabalho de localizar os lançamentos contábeis onde possa localizar o equívoco. Quanto maior o período de abrangência do Balancete, maior a probabilidade de errar. O período ideal é o Balancete Mensal.

Mesmo que o Balancete esteja com os valores batendo podemos ter lançamentos incorretos, lançados na conta inapropriada, lançada numa conta de inversão, ou seja, onde deveria ser crédito foi lançado no débito e vice versa, portanto concluímos que o Balancete de Verificação nem sempre detectará os erros nos registros contábeis, é limitado quanto à identificação de erros nos lançamentos.

Tabela 1 –Balancete de Verificação da Companhia Beta

Contas Saldo

Devedor Credor

Ativo

Disponível 30.000

Duplicatas a Receber (Curto Prazo) 180.000

Duplicatas Descontadas (Curto Prazo) 57.000

Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa 33.000

Veículos 45.000

Móveis e Utensílios 285.000

Equipamentos 270.000

Passivo

Fornecedores (Curto Prazo) 90.000

Duplicatas a Pagar (Curto Prazo) 54.000

Dividendos a Pagar (Curto Prazo) 6.000

Empréstimos (Longo Prazo) 45.000

Reserva de Lucros 60.000

Capital Social 294.000

Receita

Receita de Serviços 477.000

Despesa

Despesas com Vendas 27.000

Despesas de Depreciação 37.500

Despesas com Salários 189.000

Despesas com Impostos 52.500

TOTAL 1.116.000 1.116.000

Na Tabela 2 apresentamos o lucro apurado pela Companhia Beta antes do Imposto de Renda (IR) e da Contribuição social sobre o lucro (CSLL). Como o resultado obtido foi de Lucro, haverá incidência de impostos pois caso contrário, no Prejuízo, não há incidência de impostos.

Para avaliar se a empresa obteve lucro ou prejuízo, precisamos comparar a RECEITAe a DESPESA do período de acordo com o princípio de Competência.

Receita – Em geral corresponde à venda de mercadorias ou à prestação de serviços. No Balanço a Receita é a entrada de dinheiro no Caixa, entrada de um direito a receber ou Duplicatas a receber. A Receita sempre aumenta o Ativo.

Despesa – É geralmente o consumo de bens e/ou serviços, é o gasto necessário para a obtenção de receita, gasto relativos à manutenção da atividade da empresa. A Despesa é diferente do Custo na contabilidade pois os custos tem a capacidade de serem atribuídos ao produto final, despesas são de caráter geral, de difícil vinculação aos produtos obtidos. A Despesa diminui o Ativo.

Tabela 2 – Apuração do Resultado

Contas Saldo

Receita

Receita de Serviços 477.000

Total de Receitas 477.000 C

Despesa C

Despesas com Vendas 27.000

Despesas de Depreciação 37.500 D

Despesas com Salários 189.000 D

Despesas com Impostos 52.500 D

Total de Despesas 306.000 D

Lucro Apurado 171.000 D

D - Saldo Devedor

C - Saldo Credor

A Receita foi maior que a Despesa e portanto o Resultado foi de LUCRO.

Ativo Circulante – É um grupo de contas que fazparte do Balanço Patrimonial, uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo, normalmente até o final do exercício social seguinte ao da elaboração do Balanço Patrimonial, equivalente ao Capital de Giro.

Podem ser considerados como circulantes: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com