TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bancada De Hidraulica

Ensaios: Bancada De Hidraulica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 2

Título: Bancada de Hidráulica Volumétrica

Autores: Marina

Vanessa Karla Barbosa de Souza

Resumo: Experimento hidráulico que visa a compreensão prática dos estudante em relação ao conceitos de vazão volumétrica. Após a teoria colocada em prática e todos os cálculos realizados, determinou-se o valor da taxa de fluxo volumétrico do tanque reservatório.

Introdução:

A bancada de hidráulica volumétrica fornece um fluxo de água controlado precisamente, para uso com vários experimentos, onde um dos mais conhecidos é o experimento referente a medição de vazão. Para medição de vazão, os estudante deverão direcionar o fluxo para o reservatório interno e medir a quantidade de fluido que adentra num determinado período de tempo. A medição do volume de líquido é feita por um medidor de volume com escala em litros precisamente calibrado que fica posicionado externamente.

Em termos de cálculos, adotada-se para este experiemto o método volumétrico para medição dessas vazões que baseia-se no tempo decorrido (t) para que um determinado fluxo de água ocupe um recipiente com volume conhecido (Vol). Isto é, Q=Volume/Tempo. Porém, é importante ressaltar que esse método só é viável para pequenas vazões.

Como foi mencionado, para a medição dos volumes utilizam-se tanques convenientemente aferidos; e para a medição do tempo utilizam-se cronômetros. As técnicas utilizadas variam muito com a natureza do problema e com a precisão desejada. O método mais simples consiste em dispor de cronômetro, com atuação manual, e de um tanque aferido. Porém, deve-se considerar que todos esses fatores geram erros que precisam ser calculados.

Deve-se repetir o experimento diversas vezes,pois quanto mais repetições houverem, mais acurado o resultado será. Este resultado será a média aritmética de todas as vazões encontradas em cada etapa.

Objetivo: O objetivo deste experimento é medir a vazão em um tanque reservatório através da técnica do método volumétrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com