TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioeletricidade 1

Exames: Bioeletricidade 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 4

1A despolarização é a diminuição da diferença de potencial elétrico entre a superfície _________ e _________ da membrana celular, havendo a passagem de íons do pólo ________ para o _______. Na despolarização, o íon _______ entra na célula através da abertura de canais de sódio da membrana celular, desencadeando o potencial de ação da célula.

Assinale a alternativa que preencha respectivamente as lacunas do texto acima:

Escolher uma resposta.

a. inicial; final; positivo; negativo; sódio.

b. anterior; posterior; negativo; positivo; sódio.

c. externa; interna; negativo; positivo; potássio.

d. inicial; final; positivo; negativo; potássio.

e. interna; externa; positivo; negativo; sódio.

Question2

Notas: 1

2Sobre a função da Bomba de sódio e potássio ATPase (Na+ K+ ATPase) na membrana celular, é certo afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. transporta potássio (K+) para fora da célula em troca de sódio (Na+) para dentro da célula. Esse transporte é feito contra o gradiente eletroquímico de íons e, portanto, requer o gasto de energia (ATP).

b. são proteínas da membrana celular, capazes de transportar substâncias contra seu gradiente de concentração. Assim, elas jogam íons cloro para o exterior da célula e não atraem íons para o interior da célula. Como não há gasto de energia, são chamadas bombas ATPase.

c. transporta Sódio (Na+) para fora da célula em troca de potássio (K+) para dentro da célula. Esse transporte é feito contra o gradiente eletroquímico de íons e, portanto, requer o gasto de energia (ATP). Sem a bomba de sódio/potássio, o potencial de membrana se dissiparia e a célula perderia sua excitabilidade.

d. transporta Cloro (Cl-) para fora da célula em troca de potássio (K+) para dentro da célula. Esse transporte é feito contra o gradiente eletroquímico de íons e, portanto, requer o gasto de energia (ATP).

e. a bomba (Na+ K+ ATPase) não deixa a célula sair do repouso elétrico e ainda, causa alteração de temperatura, pH intracelular, sem no entanto interferir (sem alterar) o campo elétrico da membrana celular.

Question3

Notas: 1

3Nos fenômenos elétricos que ocorrem durante o potencial de ação celular, podemos afirmar de acordo com a figura a seguir que as letras a, b, c, d da figura representam, respectivamente:

Fonte: Morão, C.A. Abramov, D.M. Biofísica Essencial. Guanabara Koogan. 1ª ed. Rio de Janeiro, 2012, página 65.

Escolher uma resposta.

a. (a) hiperpolarização, (a-b) restauração do potencial de ação celular, (a-c) despolarização, (d) fechamento de canais de cloro.

b. (a) abertura de canais de cloro, (a-b) fechamento de canais de sódio, (a-c) despolarização, (d) restauração do potencial de ação celular.

c. (a) abertura de canais de potássio, (a-b) fechamento de canais de cloro, (a-c) restauração do potencial de ação celular, (d) abertura de canais de sódio.

correta

d. (a) despolarização; (a-b) repolarização, (a-c) hiperpolarização, (d) Restauração do potencial de ação celular: bombas sódio-potássio atuando.

e. (a) repolarização, (a-b) hiperpolarização, (a-c) Restauração do potencial de ação, (d) despolarização.

Question4

Notas: 1

4Com relação à aula de Bioeletricidade, a Diferença de potencial elétrico (DDP) ocorre quando:

Escolher uma resposta.

a. há diferença iônica no lado interno da célula (intracelular) versus o lado externo da célula (extracelular),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com