TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia De Isaac Newton

Exames: Biografia De Isaac Newton. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

1. Isaac Newton

1.1. Biografia

Isaac Newton nasceu no dia 4 de Janeiro de 1643, na mansão de Woolsthorpe, perto de Grantham, em Lincolnshire, Inglaterra. Era filho de Hannah Ayscough e Isaac Newton. Nasceu órfão de pai, o qual morreu três meses antes do nascimento do seu nascimento. Ao completar dois anos de idade, passou a ser criado pelos seus avôs maternos, após sua mãe ter se casado novamente com um pastor protestante.

Depois da morte do padrasto passou a viver com a mãe, a avó e os meios-irmãos, um menino e duas meninas. Freqüentou a escola, mas não era visto como um aluno excepcional. Em um relatório escolar, foi descrito como um aluno preguiçoso e desatento. Teria sido um desempenho modesto, com notas medianas. Mas tudo mudou após o confronto com um colega, a partir do qual Newton passou a ser o melhor aluno de sua classe.

Nenhuma história relacionada ao lado afetivo do cientista é confirmada, mas especuladores atribuem um romance á Newton e a senhorita Anne Storer. Após uma desilusão amorosa, Newton passou a dedicar-se com afinco apenas aos estudos, deixando o campo amoroso de lado.

Em 1961, Newton ingressa no Trinity College, na Universidade de Cambrigde. Sua mãe recusou-se a pagar seus estudos, e Newton foi aceito como bolsista. Nesta condição, Newton era obrigado a desempenhar serviços domésticos para os demais alunos, para que sua bolsa de estudos fosse mantida. Sua instrução em Cambridge foi dominada pela filosofia de Aristóteles. Newton tinha o objetivo de fazer uma licenciatura em advocacia, por isso estudou a filosofia de Descartes, Gassendi, Hobbes, e, principalmente, Boyle. A partir do terceiro ano foi-lhe permitida alguma liberdade de estudo. A mecânica da Astronomia copernicana de Galileu chamou-lhe a atenção e decidiu estudar também o sistema de Kepler. Registrou os seus pensamentos num livro ao qual deu o título de Quaestiones Quaedam Philosophicae (Determinadas Perguntas Filosóficas). É a prova insofismável de como Newton fervilhava de idéias, já no ano de 1664.

No verão de 1665, a peste bubônica assolou a Inglaterra, e a Universidade de Cambridge foi fechada. Com isso, Newton retornou a casa de sua mãe em Lincolnshire. Durante dois anos (1665-1667), Newton realizou estudos nas áreas da Matemática, da Óptica, da Física e da Astronomia e esse período posteriormente ficou conhecido como o mais produtivo de sua carreira.

Newton teria observado uma maça a cair no chão na fazenda da sua mãe, e a partir deste acontecimento tão simples, deu início às reflexões que desembocariam na Lei da Gravitação Universal: a força que havia puxado a fruta para a terra era a mesma que puxava a Lua, impedindo deste modo que esta se escapasse da sua órbita. Conclusão que lhe permitiu reformular o princípio de que: "A velocidade da queda de um corpo é proporcional à força da gravidade e inversamente proporcional ao quadrado da distância até o centro da Terra". Deste modo, Newton desmistificou o que parecia ser a ação divina, pois esta lei da física passou a ser aplicada não só aos objetos terrestres bem como aos corpos celestes, de forma que unificou os dois mundos que até então eram tratados como se tivessem naturezas distintas. Foi o início do pensamento filosófico de século XVIII, que viria dar lugar ao aparecimento da ciência moderna. Newton desenvolveu o cálculo infinitesimal, ao qual deu o nome de "método matemático dos fluxos", e descobriu a aceleração circular uniforme, que chamou de "centrípeta", pressupondo assim, que o princípio determinante da gravitação terrestre seria o mesmo que governava a rotação da Lua ao redor da Terra, mas, como a comprovação dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com