TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomedicona

Ensaios: Biomedicona. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

É a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e os meios de tratá-las. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e análises gramatológicas, para verificar contaminações em alimentos. Trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.

Algumas instituições oferecem o curso com a denominação Ciências Biológicas modalidade médica ou Ciências Biomédicas. Na UFRJ, além de Ciências Biológicas modalidade médica, há também a possibilidade de cursar microbiologia e imunologia, e biofísica. A Unirb (BA) oferece habilitação em acupuntura. E a USP de Ribeirão Preto oferece, desde 2014, duas ênfases para o curso. Depois de fazer cinco semestres de um ciclo básico, o estudante opta por ciências básicas da saúde ou biotecnologia em saúde.

A maioria dos profissionais trabalha em laboratórios de análises clínicas e diagnóstico por imagem, em clínicas ou hospitais. Pequena parte deles segue carreira acadêmica, lecionando ou fazendo pesquisa. Mas o bacharel pode atuar em órgãos públicos de saúde e em indústrias de biotecnologia, em áreas como análise de alimentos. Boas perspectivas têm surgido nas áreas de citopatologia, toxicologia e reprodução humana. A área de criminalística é uma promessa de crescimento do mercado.A grade curricular inclui aulas de fisiologia, bioquímica, informática e administração laboratorial, metodologia científica e inglês. Estas duas últimas disciplinas são imprescindíveis para a redação e a interpretação de textos e trabalhos científicos. Praticamente metade do currículo é dedicada a práticas de laboratório. Desde o início do bacharelado o estudante deve participar de seminários, feiras e congressos - atividades fundamentais para reciclar conhecimentos, pois esta é uma das áreas científicas em que as inovações mais ocorrem. No último ano do curso, é preciso escolher uma área específica para fazer estágio e escrever uma monografa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com