TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bloiblo

Trabalho Universitário: Bloiblo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

— A ideia da impressora nasceu de um pergunta que fiz a meus pais: como os cegos leem? — afirmou o menino.

Ele contou que um dia, ao chegar em casa, deparou-se com a propaganda de uma instituição pedindo doações a cegos. Sua dúvida foi como as pessoas que não enxergam poderiam ler aquele folheto. Perguntou ao pai engenheiro, Neil Banerjee, e à mãe professora, Malini Banerjee, como os deficientes visuais liam. Ocupados, os dois recomendaram que o garoto procurasse a resposta no Google.

— Foi aí que tomei conhecimento da linguagem braile e que as impressoras desse tipo custam em média US$ 2.000, um valor pouco acessível a pessoas em países pobres — afirmou Banerjee.

A pesquisa no Google também mostrou que atualmente existem 35 milhões de pessoas totalmente cegas, e pelo menos 235 milhões com algum tipo de deficiência visual, 90% delas vivendo em países não desenvolvidos. O passo seguinte de Banerjee foi dedicar parte do seu tempo a desenvolver um protótipo de impressora de baixo custo usando um kit Lego Mindstorms. Aluno do 8º ano, Banerjee conta que já tinha aprendido um pouco de programação, que utilizava a linguagem Java. O protótipo ficou pronto durante suas férias de verão na escola e, para sua surpresa, funcionava muito bem.

Da feira de ciência da escola, a impressora em braile tornou-se um fenômeno de popularidade. Banerjee foi convidado para feiras de inventores, e chegou a participar de uma delas na Casa Branca. Confiante na ideia do filho, o pai de Banerjee investiu do próprio bolso US$ 35 mil para que ele desenvolvesse um novo protótipo do invento. Como o sucesso da impressora só aumentava, Banerjee teve a ideia de fundar uma empresa, a Braigo Labs (braile + Lego), que tem como CEO sua mãe e como diretor principal o pai.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/aos-13-anos-menino-belga-cria-impressora-de-textos-em-braile-partir-de-prototipo-feito-de-lego-15244705#ixzz3UBi9UTlr

© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com