TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bombas Hidraulicas

Trabalho Universitário: Bombas Hidraulicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Bombas hidráulicas são maquinas utilizadas para levar fluidos a um determinado local ou apenas movimenta-lo, para que elas tenham a melhor eficiência possível existem diferentes tipos de bombas destinadas a diferentes tipos de fluidos ou materiais. Podemos dividir as bombas em subgrupos dependendo do trabalho que elas realizam. Podemos dividi-las em maquinas Motrizes, Geratrizes e Mistas.

As bombas volumétricas são classificadas como geratrizes pois elas convertem a energia mecânica em energia hidráulica, podemos classificar como maquinas geratriz todas as bombas hidráulicas (ex. turbinas, motores hidráulicos e rodas d’agua). As bombas volumétricas se dividem em:

Bombas de embolo ou alternativas: pistão, diafragma, membrana;

Bombas rotativas: engrenagens, lóbulos, palhetas, helicoidais, fusos, parafusos, peristálticas.

Na sala de aula podemos observar o funcionamento de uma bomba de pistão, notamos que com o movimento gerado pelo rotor (que nesse caso era acionado por uma roldana que é ativado manualmente, podendo também ser feito por um motor) existia um pistão que subia e descia. Com a realização desse movimento o pistão prendia a água na parte superior da membrana, assim que o pistão subia a água era expulsa para a saída e quando descia a membrana cedia e deixava entrar mais água que seria mais uma vez levada a saída.

As bombas centrifugas são conhecidas por serem motrizes, elas transformam a energia hidráulica em energia mecânica, pode-se dizer que essas maquinas motrizes destinam-se a acionar outras maquinas, principalmente geradores de energia eletrica. De acordo com o movimento que é realizado dentro do rotor as bombas são classificadas das seguintes formas:

Bombas centrifugas radiais: Nesse tipo de bomba o fluido movimenta do centro para a periferia do rotor. Este é o tipo de bomba mais usada do mundo.

Bombas centrifugas de fluxo misto: Nesse tipo de bomba o fluido é expulso na direção inclinada em relação ao eixo de rotação da bomba.

Bomba centrifuga de fluxo axial: Nesse tipo de bomba o fluido é expulso em direção paralela ao eixo de rotação da bomba.

O funcionamento dessas bombas se dá pela diferença de pressão que é criado dentro dela. Essa pressão é criada pelo motor que é acoplado a bomba. Em geral essas bombas possuem 3 componentes fundamentais: O corpo que é a casca protetora da bomba, o rotor que é o equipamento que impulsiona o fluido e o eixo de acionamento que como o nome já diz é um eixo que transmite o movimento de rotação até o rotor.

Para finalizar temos as bombas mistas elas utilizam tanto o processo de força geratriz como o processo de força motriz para o seu funcionamento. Podemos dar como exemplo o carneiro hidráulico. Ele utiliza a força da agua para levar ela mesma a uma determinada altura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com