TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CALORIMETRO FLAME

Seminário: CALORIMETRO FLAME. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Seminário  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

CALORIMETRO DE ESPUMA

Materiais utilizados :

Kit para espuma de pooliuretano (poliol e isocianato)

• Uma garrafa de PET de dois litros

• Uma garrafa de PET de meio litro

• Um suporte universal com garra

Procedimento

Corte a tampa da garrafa de PET de 2 litros e coloque-a sobre a base do suporte universal. Prenda a garrafa de 500mL na garra do suporte universal e introduza-a dentro da garrafa maior. Centre a garrafa menor dentro da maior e deixe um espaço de dois centímetros entre as bases das garrafas para que a espuma preencha esse espaço. (É bom medir o volume restante da garrafa de dois litros com a de meio litro dentro, para se ter uma noção de quanto poliuretano irá gastar).

Coloque água dentro da garrafa menor para que ela fique mais pesada e não se desloque quando a espuma crescer em volta dela.

PREPARANDO A ESPUMA DE POLIURETANO.

Essa espuma cresce aproximadamente 20 vezes o volume inicial. Em nossa medição achamos um valor de 600 mL a ser preenchido pela espuma. Sendo assim, utilizamos 20mL de cada componente do kit de poliuretano, misturamos e despejamos dentro da garrafa maior. (o vídeo ilustra bem esse procedimento).

Espere uns 5 minutos e retire as garrafas do suporte. Faça uma linha guia com uma caneta e corte com a segueta a parte superior das garrafas.

Usando a segunda garrafa de PET de 2 litros, vamos preparar a tampa do calorímetro. Corte a tampa da garrafa como fizemos anteriormente. Misture 20 mL de cada um dos componentes e despeje dentro da garrafa. Espere crescer e endurecer. Corte a parte superior da garrafa com a espuma e a 4 centímetros de distância corte o outro lado fazendo um disco.

Usando a segunda garrafa de 500 mL, corte a parte superior dela e encoste-a na espuma da tampa fazendo uma leve pressão, até que a garrafa entre 1,5 cm dentro da espuma. Tenha o cuidade de fazer isso o mais centrado possível. Meça na parte externa do que será a tampa 1,5 cm, e corte a parte marcada sem tirar a garrafa da espuma. Feito isso retire a garrafa da espuma e você terá a tampa.

Com a tampa já cortada, introduza o palito de churrasco no centro da espuma até que atravesse-a totalmente. Por fim, passe cola branca sobre a espuma para evitar que ela se esfarele.

Usando o calorímetro

Meça 100mL de solução de ácido clorídrico 1,0 mol/L e 100 mL de solução NaOH 1,0 mol/L

Simultaneamente despeje as duas soluções dentro do calorímetro, tampe-o rapidamente e introduza o termomêtro digital. Meça a variação de temperatura e trate os dados para calcular o calor da reação.Você pode determinar a variação de entalpia de várias outras reações.

O que acontece ?

O calorímetro é um aparelho utilizado na medição da variação de energia em reações químicas, mudanças de estado e outras transformações que envolvam variação de temperatura. O motivo pelo qual enchemos a garrafa de espuma é porque a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com