TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENÁRIO EMPRESARIAL

Trabalho Escolar: CENÁRIO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 CENÁRIO EMPRESARIAL.....................................................................................04

2.1 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS.................................................04

2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES 04

2.3 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO 05

2.4 PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS.................................07

3 CONCLUSÃO 08

BIBLIOGRAFIA 09

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado a importância das disciplinas que compõe o curso de graduação em ciências contábeis nesse primeiro semestre, abordando as prioridades da matemática dentro das empresas como ela facilita o trabalho dos contadores, logo em seguida abordaremos também os fatores ambientais das organizações, envolvendo os processos de planejamento e estratégias para se reduzir os custos das empresas e o seu impacto negativo, também será mostrado os aspectos jurídicos do empresário e do seu conhecimento quanto as normas e leis que envolvem todo processo administrativo do seu meio, será abordado também sobre a participação da contabilidade nas empresas, qual a sua finalidade na vida empresarial, e o que ela aponta como meios contábeis na orientação da atividade empresarial.

2 CENÁRIO EMPRESARIAL

2.1 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS

O setor empresarial, sempre dependeu da ajuda de um profissional na área contábil e financeira de sua empresa, o contador, para se orientar nos negócios empresariais, e este profissional por sua vez pôs a disposição os seus conhecimentos para ajudar os mesmos, a exemplo disso vem à matemática que desempenha um papel fundamental na atuação do contador, pois sem ela seria muito difícil organizar os fatos contábeis, as estatísticas do mercado em relação as finanças das empresas.

Ela está presente nas mais diversa situações do nosso dia-a-dia, o contador precisa está atento nos cálculos diversos que utiliza a matemática, seja na elaboração da folha de pagamento, nos cálculos de rescisões, férias, horas extras, no departamento fiscal, na apuração dos resultados, nas alíquotas dos impostos a serem pagos, nos cálculos para pagamentos de impostos em atraso com multas e juros, na área financeira no recebimento e no pagamento de duplicatas e fornecedores, na atuação junto aos bancos, na área contábil onde mesmo busca o resultado através de contas matemáticas como: razão, proporção, juros, regra de três, porcentagens e matemática financeira. Estas contas são utilizadas nas tarefas diárias de um contador, as mesmas o ajudam a chegar no resultado.

2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

Em meio a este cenário, vem os fatores ambientais da empresa, que influenciam, na tomada de decisões, no desempenho financeiro, no desenvolvimento de projetos, para torná-la eficiente e competitiva no mercado. Os fatores ambientais da empresa refere-se tanto aos fatores Internos quanto aos Externos, que cercam ou influenciam o sucesso de um projeto.

Os ambientes externos são os esforços que estão fora dos muros da empresa e que irão interferir na forma como ela irá se comportar perante o mercado. Podemos destacar aqui os aspectos econômicos, sociais, tecnológicos, e ambientais, assim como as entidades representadas pelos bancos, fornecedores, clientes, sindicatos, governo e concorrentes. Os fatores externos tem uma característica dinâmica e de pouco controle direto pela empresa, com a crescente abertura dos mercados e a globalização o ambiente externo está ganhando proporções cada vez maiores.

Os ambientes internos são todos os recursos internos da organização, alocados em aspectos físicos, financeiro, humanos e tecnológicos, que embora tendo maior controle irão sofrer impacto direto do ambiente externo. Mesmo com os recursos internos bem planejados e estrategicamente administrados os fatores internos sofrem com a atuação dos fatores externos, os juros altos, a falta de mão de obra qualificada, a burocracia para se conseguir recursos para investir nas empresas, mesmo nesse quadro de incertezas as empresas estão otimistas investindo em inovação, máquinas e equipamentos, projetos e estratégias para atingir um público cada vez mais exigente.

Entre uma decisão e uma ação deve haver um planejamento. O sucesso de uma ação irá depender do seu planejamento, por meio do planejamento a empresa irá se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras. O planejamento envolve três níveis: Estratégico, Tático e Operacional, Todos os níveis do planejamento deve se apoiar. A estrutura deve está de acordo com a estratégia e irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa, a forma de visualizarmos essas relações é através do organograma que é a representação gráfica de uma organização.

Uma vez estabelecido o planejamento e organizado os recursos, dentro de uma estrutura compatível com a estratégia da empresa será necessário tomar direção que o objetivo seja atingido.

2.3 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO

Ao entrarmos nesse universo empresarial nos deparamos com regras, e leis que regulamentam a participação nesse meio, como por o exemplo, o novo código civil.

De acordo com o novo código civil no Capitulo I, da Personalidade e da capacidade nos trás o seguinte o Artigo 3º - “São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil”.

I – Os menores de dezesseis anos.

Artigo 4º - São incapazes relativamente a certos atos, a maneira de os exercer.

I – Os maiores de dezesseis anos e menores de 18 anos.

Artigo 5º - A menoridade cessa aos 18 anos completos, quando a pessoa habilitada à prática de todos os atos da vida civil.

- Parágrafo único – Cessará para os menores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com