TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINETICA QUIMICA

Dissertações: CINETICA QUIMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  1.591 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO:

Reações químicas se relacionam com diversos fatores, um deles é sabem com qual rapidez a reação ocorre. Para medir a velocidade de uma reação é necessário analisar alguns fatores que podem influenciar na velocidade como: o estado físico dos reagentes, as concentrações dos reagentes, a temperatura na qual a reação ocorre e a presença de um catalisador, e a parte da química que estuda este fator se chama cinética química.

OBJETIVO:

A experiência tem como seu principal objetivo observar a velocidade com que ocorre as reações, por que ocorrem e como ocorrem assim esclarecendo a matéria Cinetica química.

MATERIAIS UTILIZADOS:

• Três copos

• Água

• Oito comprimidos Sonrisal

• Um recipiente

• 1kg de bife de fígado

• Água oxigenada

PARTE EXPERIMENTAL:

Primeira experiência: em dois copos foi colocado água gelada e em um copo foi colocado agua quente, após isto um comprimido sonrisal foi largado em cada copo ao mesmo tempo.

Segunda experiência: dois copos com agua em temperatura ambiente, o sonrisal foi cortado ao meio, uma das partes foi triturada e colocada dentro de um dos copos e a outra parte foi colocada inteira no outro copo.

Terceiro experimento: em um recipiente foi colocado um pedaço do bife de fígado de boi e sobre ele água oxigenada.

RESULTADOS:

No primeiro experimento, o sonrisal que foi colocado na água quente diluiu mais rápido porque a temperatura era maior, menor energia de ativação e maior a velocidade. E o que estava na água fria demorou mais para diluir porque menor a temperatura, maior energia de ativação e menor velocidade.

No segundo experimento o sonrisal que estava triturado se dissolveu mais rápido porque a energia de ativação diminui porque a superfície de contato é maior e a velocidade da reação aumenta.

No terceiro experimento, a água oxigenada é H2O2, e quando foi colocada sobre o bife de fígado, ela começou a espumar. Isso acontece por causa da presença do enzima chamado catalase que está presente no bife, que faz com que a água oxigenada libere o O2. E assim como no bife de fígado, a catalase está presente também no nosso corpo, e acontece o mesmo processo caso coloque água oxigenada sobre um ferimento.

CONCLUSÃO:

Com tudo isso podemos perceber que a cinética química esta presente em nossas vidas desde as coisas mais simples como limpar uma ferida até as mais complicada...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com