TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carbono Organico

Dissertações: Carbono Organico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  945 Visualizações

Página 1 de 5

O carbono (C) do solo pode estar na forma inorgânica e inorgânica. Em solos ácidos que não tenham recebido calagem recente, compostos inorgânicos não contribuem significativamente para o montante de C total do solo. Assim, para esses solos, determina-se o C total do solo assumindo-se que este seja apenas C oriundos de compostos orgânicos.

O C total do solo pode ser determinado por oxidação a seco ou úmida. A oxidação a seco, apesar de ser mais precisa, requer equipamentos especiais e de elevado custo. Assim, a oxidação por via úmida é a mais utilizada devido a sua simplicidade e o requerimento de poucos equipamentos. Nesse método, o C do solo é oxidado por uma solução oxidante, e considera-se que todo o C do solo esteja em um estado de oxidação zero (C0), o que não é verdadeiro. O método mais difundido é o de Walkley-Black, que utiliza o dicromato (Cr2O72-) (Cr VI) em meio ácido como agente oxidante. Considera-se que a reação de oxidação seja:

3C0 + 2Cr2O72- + 16H+ ↔ 4Cr3+ + 3CO2 + 8H2O

Entretanto, somente a utilização de dicromato em meio ácido não é suficiente para oxidar todo o C. Em média, assume-se que 77 % dos compostos orgânicos sejam oxidados, sendo esta fração denominada de facilmente oxidável. Para maximizar a oxidação do C pelo dicromato se recomenda a utilização de uma fonte externa de calor, assumindo-se desta forma que no final aproximadamente 100 % do C esteja oxidado.

A quantidade de C oxidado está relacionada à quantidade de dicromato reduzida. A dosagem pode ser feita por meio da determinação por colorimetria do Cr3+ reduzido ou por meio da titulação do dicromato (Cr6+) remanescente da oxidação, quando este é colocado em excesso e em quantidade conhecida. A titulação do dicromato é feita com uma solução de ferro reduzido em meio ácido, empregando-se como indicador a difenilamina, conforme a reação:

2Cr2O72- + 6Fe2+ + 14H+ ↔ 4Cr3+ + 6Fe3+ + 7H2O

Este método pode sofrer influência de elementos que são facilmente oxidados, como o Cl- e o Fe2+, causando superestimação, ou facilmente reduzidos como MnO2, que causam subestimação. No entanto, em solos oxidados considera-se que essas interferências não sejam significativas.

Considerando-se também que a matéria orgânica do solo apresenta cerca de 58 % de C, estima-se o teor de matéria orgânica do solo multiplicando o teor de C por 1,72 (100/58), sendo este denominado de fator de “Van Bemmelen”. No entanto, este fator foi determinado para solos das regiões temperadas, provavelmente não sendo adequado seu uso para as regiões tropicais.

A etapa crítica do método é a aferição da solução de sulfato ferroso (FeSO4.7H2O) ao se processar cada série de análises. Esta etapa é necessária para assegurar a exatidão das determinações, uma vez que o Fe2+ oxida-se facilmente a Fe3+. A acidificação desta solução aumenta a sua estabilidade (JEFFRERY et al., 1989).

2.1 Procedimento analítico

2.1.1 Reagentes

Solução de dicromato de potássio 0,167 mol L-1: dissolvemos 49,1871 g de K2Cr2O7 P.A. (pureza de 99,88 %) (seco em estufa a 105 °C por 2 h) em água destilada, transferimos para balão volumétrico de 1 L e completamos o volume com água destilada;

Ácido sulfúrico concentrado (H2SO4, P.A.) (concentração mínima de 95 %);

Ácido fosfórico concentrado (H3PO4, P.A.) (concentração mínima de 85 %);

Fluoreto de sódio (NaF, P.A.)

Solução de sulfato ferroso 0,50 mol L-1: dissolvemos 140,9141 g de FeSO4.7H2O P.A. em 400 mL de água destilada, adicionamos 15 mL de ácido sulfúrico concentrado, transferimos para balão volumétrico de 1 L e completamos o volume com água destilada;

Solução indicadora de difenilamina: dissolvemos 0,50 g do indicador em 20 mL de água destilada e adicionamos 100 mL de ácido sulfúrico concentrado.

2.1.2 Preparo da amostra de solo

Trituramos uma porção da amostra de solo (TFSA) em almofariz de porcelana e passamos todo o material em peneira de 0,2 mm de abertura da malha.

2.1.3 Marcha de digestão e determinação

Pesamos alíquotas de aproximadamente 0,5000 g da TFSA moída, em erlenmeyers de 125 mL e anotamos as massas de cada réplica;

Adicionamos 10 mL da solução de K2Cr2O7 0,167 mol L-1 sobre a TFSA, agitamos levemente os erlenmeyers e adicionamos 20 mL de ácido sulfúrico concentrado. Agitamos com movimentos circulares evitando que o solo ficasse aderido à parede do erlenmeyer ou fora da ação dos reagentes. Paralelamente fizemos três provas em branco;

Deixamos as réplicas e as provas em branco em repouso por 20 min;

Adicionamos aos erlenmeyers que continham as réplicas e as provas em branco 50 mL de água, 10 mL do ácido fosfórico concentrado, 0,20 g de NaF e seis gotas do indicador difenilamina;

Titulamos as amostras e as provas em branco com a solução de sulfato ferroso 0,50 mol L-1 até a coloração da solução se tornar verde, anotamos os volumes gastos para titular as provas em branco (VB) e as réplicas (VA). Para mantermos o mesmo padrão de viragem, mantivemos ao lado o titulado de uma prova em branco.

2.1.4 Padronização da solução de sulfato ferroso

Em três erlenmeyers de 125 mL pipetamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com