TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo Da Água

Dissertações: Ciclo Da Água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Evaporação, condensação, chuva, lençol freático... Entenda como a água se renova na natureza

Repare bem: chuvas acontecem o tempo todo ao redor do planeta e as águas dos rios e mares estão sempre ali. Tudo isso é possível graças ao ciclo da água. Embarque numa viagem para conhecer os caminhos desse líquido pela Terra!

ciclo-agua

1- Hora de evaporar

O calor do Sol aquece, todos os dias, os oceanos, rios e lagos da Terra. Isso faz com que a água evapore e suba para a atmosfera. As plantas também colaboram: buraquinhos na superfície das folhas liberam vapor d’água durante a transpiração vegetal.

2- O encontro das gotas

Na atmosfera, o vapor d’água se condensa (passa do estado gasoso para o líquido) e cria gotas minúsculas de água, que formam as nuvens. Dentro da nuvem, as gotinhas colidem umas contra as outras e se unem, formando gotas cada vez maiores.

3- Cadê o guarda-chuva?

Quando ficam bem pesadas, as gotas caem em forma de chuva. De acordo com o peso delas, as gotas podem formar desde um chuvisco (caindo a poucos quilômetros por hora) até um temporal (com água despencando a quase 30 quilômetros por hora!).

4- Escondida embaixo do solo

A chuva pode cair sobre rios, oceanos e lagos, abastecendo-os, ou penetrar pelo solo e hidratar a terra, até chegar a locais por onde não há mais como passar. Nesse momento, a água se acumula em poros do solo e das rochas, formando lençóis freáticos, a até centenas de metros de profundidade.

5- Lá vem o rio

Se o lençol freático fica perto da superfície, forma-se uma área encharcada, um pântano, ou uma fonte que brota e pode originar um rio (que segue para os oceanos). A água subterrânea também flui pelo subsolo e escoa até encontrar o mar.

6 - Ciclo fechado

Aí, tudo começa de novo: parte da água dos rios, mares e lagos evapora, forma nuvens e lá vem chuva outra vez!

No lugar da chuva, neve!

Às vezes, em grandes altitudes, o vapor d’água do ar vira cristais de gelo, que caem como neve – desde que, no caminho até o chão, não passe por áreas acima de zero grau Celsius, que os fazem derreter e se transformar em chuva ou garoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com