TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo De Born - Haber

Ensaios: Ciclo De Born - Haber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2014  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  3.011 Visualizações

Página 1 de 2

a) Para compostos do tipo MX (por exemplo: NaCl, KBr, CsI etc.):

Passo 1: Entalpia necessária para formar o composto desejado, nesse caso o Nacl.(apenas coloque o valor de entalpia de formação na fórmula).

Passo 2: entalpia necessária para transformar o composto solido em líquido, nesse caso o Na.(apenas coloque o valor de entalpia de sublimação na fórmula).

Passo 3: os compostos Br, Cl são escritos como Br2 e Cl2, ou seja, seu estado gasoso. (para compostos MX sempre vai ser assim). Devido a isso, para o Cl2 e o Br2 formar Cl e Br respectivamente, deve-se multiplicar por ½. Desta forma a entalpia de dissociação é dividida por dois. (coloque o valor dado dividido por dois).

Passo 4: Entalpia para transformar o Na em Na+.( apenas coloque o valor de ionização na fórmula.)

Passo 5: Entalpia para transformar o Cl em Cl-.( apenas coloque o valor de afinidade eletrônica na fórmula).

Por fim determine a energia reticular.

Para compostos do tipo MX2 (por exemplo: CaF2, MgBr2 etc.):

Passo 1: Entalpia necessária para formar o composto desejado, nesse caso o MgBr2.(apenas coloque o valor de entalpia de formação na fórmula)

Passo 2: entalpia necessária para transformar o composto solido em liquido, nesse caso o Mg.( apenas coloque o valor de entalpia de sublimação na fórmula)

Passo 3: Nesse caso o Br2 ira continuar Br2 do outro lado da equação, devido a isso, não divide-se por ½ a entalpia de dissociação. (apenas colocar o valor de entalpia de dissociação na fórmula).

Passo 4: No caso desses compostos, temos que o Mg possui carga 2+, dessa forma o Mg primeiramente se tornará Mg+ e posteriormente Mg 2+. Desta forma teremos duas entalpias de ionização, que devem ser somadas a fórmula.

Passo 5: Como o Br2 possui índice dois, ele se transformará em 2Br. Devido a isso, devemos multiplicar a afinidade eletrônica por dois.

Após isso, determina-se a energia reticular.

Importante: caso especial MgO:

Perceba que esse composto pode-se encaixar no caso MX, portanto proceda os passos 1,2 e 3 do mesmo. Porém, o Mg, como dito anteriormente deve tornar-se Mg 2+, portanto proceda o passo 4 do caso MX2. O oxigênio, assim como o Mg, também possui carga dupla, porém é 2-. Dessa forma soma-se a equacao as duas entalpias de afinidade eletrônica (para transformar O em O- e O- em O 2-).

Por fim calcula-se a energia reticular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com