TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo Do Enxofre E Do fósforo

Exames: Ciclo Do Enxofre E Do fósforo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2014  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

As cadeias alimentares que conduzem vegetais autótrofos aos consumidores e aos decompositores colocam em circulação os diversos elementos químicos constituintes da matéria viva que estão presentes na biomassa. Destacam-se os seguintes: carbono, oxigênio, nitrogênio, seguidos por fósforo, enxofre, cálcio, potássio. (Dajoz, 2005)

Chama-se ciclo biogeoquímico o conjunto de processos que asseguram a reciclagem permanente, mais ou menos rápida desses elementos, e que os fazem passar do estado orgânico ao estado mineral e vice-versa, contribuindo para assegurar a permanência de vida na biosfera. As quantidades de elementos implicadas nos ciclos biogeoquímicos em escala da biosfera são enormes, avaliadas em milhões de toneladas (Mt) ou bilhões de toneladas (Gt). (Dajoz, 2005)

Dentre os elementos acima citados, o presente trabalho visará os ciclos biogeoquímicos do enxofre e do fósforo, destacando sua importância para a existência da vida na Terra.

CICLO DO ENXOFRE

O enxofre é o 16º elemento mais abundante na crosta terrestre, ocorrendo principalmente nas rochas, na forma de sulfatos solúveis presentes na água, nos sedimentos e nos solos. Elemento essencial à vida na Terra, sendo alguns de seus compostos de grande importância biológica: organismos vivos, incluindo plantas, assimilam espécies de enxofre, enquanto que ao mesmo tempo, várias formas de enxofre são emitidas como produto final de seus metabolismos, além de ser indispensável na formação de proteínas.

Pode-se quantificar o ciclo do enxofre admitindo-se que, antes da intervenção do homem, havia um equilíbrio entre as e entradas e as saídas no solo. As entradas provêm da atividade vulcânica, da lixiviação de depósitos ricos em enxofre e de emissões de origem atmosférica. Já as saídas devem-se ao transporte de diversos compostos sulfurados dos rios para o mar, matéria orgânica e de gás sulfídrico volátil pela decomposição anaeróbica sob ação de bactérias como Desulfubrio.

O ciclo do enxofre é basicamente sedimentar embora possua uma fase gasosa. A principal forma de assimilação pelos produtores é como sulfato inorgânico. O processo biológico envolve microrganismos com funções específicas de redução e oxidação. A assimilação ocorre na mineralização, em processo de decomposição. Entretanto, em condições anaeróbias, ocorre a redução a sulfetos, entre os quais o sulfeto de hidrogênio (H2S) pela bactéria Beggiatoa, composto letal à maioria dos seres humanos. Tanto no solo como na água, em condições aeróbias, ocorrerá à oxidação, passando à forma de enxofre elementar chegando a sulfato, nesse estágio atuam a bactéria Thiobacillus e o fungo Aspergillus.

O processo de queima de carvão e óleo combustível em indústrias e usinas interfere no ciclo, liberando dióxidos de enxofre, que tem potenciais danosos ao organismo, além de provocar a “chuva ácida”.

Abaixo, um reduzido esquema do ciclo do enxofre:

CICLO DO FÓSFORO

Além do carbono, do nitrogênio e do oxigênio, o fósforo também é importante para os seres vivos. Esse elemento faz parte, por exemplo, do material hereditário e das moléculas energéticas de ATP. Ele é mais raro que o nitrogênio na biosfera e seu principal reservatório é constituído por diversas rochas que cedem, aos poucos, seus fosfatos aos ecossistemas.

No meio terrestre, a concentração de fósforo assimilável costuma ser baixa e desempenha o papel de fator limitante. Uma grande parte dos fosfatos penetra no mar, onde pode ficar imobilizada nos sedimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com