TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo Hidrológico Urbano

Trabalho Universitário: Ciclo Hidrológico Urbano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

O ciclo urbano da água corresponde a todas as fases/processos aos quais a água é submetida, desde sua captação, passando pela distribuição, até a devolução da mesma ao meio ambiente (rios, mares, oceanos). As principais etapas do ciclo serão abordadas abaixo:

1) Captação

As fontes disponíveis a serem captadas pelos seres humanos são basicamente divididas em dois tipos: as águas superficiais (rios, lagos, canais, etc) e as subterrâneas (lençóis subterrâneos), sendo que as superficiais são mais fáceis de serem captadas e, portanto, são mais utilizadas pelo homem, apesar de representarem apenas 5% da água doce existente no planeta (o restante é subterrâneo). A captação da água busca atender a condições básicas, para que seja retirada do manancial água em quantidade suficiente para abastecer a população em questão e com qualidade, para que assim possam ser reduzidos os tratamentos. Na escolha do manancial (fonte de onde se retira a água), são levados em consideração, basicamente, os seguintes fatores:

- quantidade de água;

- qualidade da água;

- garantia de funcionamento;

- economia das instalações;

- localização.

2) Tratamento

A água deveser tratada em ETA’s (estações de tratamento de água) ou PC’s (postos de cloragem), já que, para que possa ser destinada ao consumo humano, esta deve preencher condições mínimas para que poder ser ingerida ou utilizada para outros fins do dia-a-dia, tais condições são obtidas através de variados processos, como: decantação, filtração, cloração, fluoretação, etc. Os quais, resumidamente, têm a finalidade de separar da água resíduos, impurezas e outras substâncias nocivas ao ser humano, para que assim essa possa fica própia para consumo.

3) Distribuição

Após ser tratada, a água é armazenada em reservatórios de distribuição, para depois ser levada à reservatórios dos bairros, de onde seguem por adutoras e entram nas redes de distribuição, até chegarem nos consumidores finais. Os reservatórios devem atender às seguintes finalidades: variações de consumo, demandas de emergência, manter pressão mínima ou constante na rede. Na rede de distribuição, os materiais mais utilizados são o PVC e o ferro fundido. A escolha é feita de acordo com as exigências de projeto (vazão, pressão de trabalho) e de um estudo econômico.

4) Consumo

O abastecimento de água deve suprir as diversas modalidades de consumo, sendo que o destino dessa água distribuída, normalmente é:

- uso doméstico (bebida, banhos, limpezas em geral);

- gasto público (edifícios públicos, fontes ornamentais, proteção contra incêndios);

- consumo comercial e industrial (unidades comerciais, consumo industrial, centrais de condicionamento de ar);

- perdas e desperdícios (deficiências das instalações e má utilização).

Sendo que o conceito de “perda” neste caso é definido como aquela água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com