TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclos biogeoquímicos

Tese: Ciclos biogeoquímicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Tese  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Engenharia Mecânica

Atividade 1

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos biogeoquímicos é trajeto de substâncias do ambiente abiótico para o mundo dos seres vivos e depois voltam para o mundo abiótico.

Abaixo vamos falar de cada um desses ciclos:

Ciclo do nitrogênio

O nitrogênio está presente na atmosfera em 78%, e a maioria dos organismos não são capazes de utiliza-los, pois ele está na forma gasosa (N2), e é fundamental na composição dos sistemas vivos.

Os consumidores conseguem o nitrogênio de forma direta ou indireta atráves dos portadores, eles aproveita o nitrogênio em forma de aminoácidos. O ciclo do nitrogênio pode dividir em algumas etapas:

Fixação: Transformação do nitrogênio gasoso em substâncias aproveitáveis pelos seres vivos às bactérias é responsável pela fixação, retira o nitrogênio do ar reagindo com o hidrogênio para formar a amônia.

Amodificação: Processo de decomposição das proteínas e outros resíduos nitrogenados, encontrados nas excretas e organismos mortos.

Nitrificação: Processo de conversão da amônia em nitratos.

Desnitrificação: Bactérias desnitrificantes são capazes de converter os nitratos em nitrogênio molecular, que fecha o ciclo voltando na atmosfera.

Ciclo da água

A água se apresenta em dois ciclos:

Ciclo curto: Ocorre pela evaporação da água dos mares, rios, lagos, formando nuvens e elas se condensam, voltando a superfície na forma de chuva ou neve.

Ciclo longo: A água passa pelo corpo dos seres antes de voltar ao ambiente, a água é retirada do solo através das raízes das plantas sendo utilizadas pelo processo de fotossíntese ou passada para outros animais pela cadeia alimentar, e a água volta a atmosfera pela respiração, transpiração, fezes e urina.

Ciclo do Oxigênio

O ciclo do oxigênio se encontra intimamente ligado com o ciclo do carbono, o fluxo de ambos está associado aos mesmos fenômenos: fotossíntese e respiração. Os processos de fotossíntese liberam oxigênio para a atmosfera, enquanto os processos de respiração e combustão o consumem. Parte do O2 da estratosfera é transformada pela ação de raios ultravioletas em ozônio (O3) e esta se forma uma camada que funciona como um filtro, evitando 80% dos raios ultravioletas.

Ciclo do Fósforo

O fósforo é também muito importante para os seres vivos, por exemplo, ele faz parte o material hereditário e das moléculas energéticas de ATP.

Este ciclo é bem simples por não existir muitos compostos gasosos de fósforo e, portanto, não há passagem pela atmosfera, o composto realmente importante para os seres vivos e o íon de fosforo

As plantas conseguem o fósforo absorvendo os fosfatos dissolvidos na água e no solo e os animais pelos fosfatos de na água e no alimento.

Através da decomposição das plantas e animais o fósforo volta para a água e solo e parte dele é arrastada pelas chuvas para os lagos e mares e se incorpora ás rochas

O ciclo do fósforo ocorre em duas escalas de tempo:

Ciclo de tempo ecológico: Recicla-se localmente entre o solo, as plantas, consumidores e decompositores em um tempo curto.

Ciclo de tempo geológico: Parte o fósforo que se incorpora ás rochas que envolve uma escala de tempo bem longa.

Ciclo do Cálcio

O cálcio e um elemento presente em diversas estruturas dos seres vivos, ossos, conchas, cascas cálcarias de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com