TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Humanas E Suas Tecnologias

Pesquisas Acadêmicas: Ciencias Humanas E Suas Tecnologias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Histórico da divisão regional brasileira No Brasil, a primeira divisão regional foi apresentada em 1938, decorrente da preocupação do governo com a integração econômica do espaço brasileiro. Essa divisão, no entanto, recebeu sérias críticas.

Elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ela priorizava a localização em detrimento das características físicas, humanas e econômicas das áreas que agrupava. Por essa razão, o IBGE apresentou, em 1941, uma nova divisão regional do território brasileiro. A divisão regional de 1941 já delimitava cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Leste, Sul e Centro-Oeste. Foi feita com base no conceito de região

natural, levando em conta sobretudo a uniformidade dos elementos da natureza. As unidades regionais foram identificadas por meio do “estudo das influências recíprocas entre diferentes fatores naturais, principalmente clima, vegetação e relevo”. Mas

essa proposta logo foi substituída, pois encaixava todos os Estados inteiros nas grandes regiões, mesmo aqueles que apresentavam paisagens naturais

muito distintas dentro de suas fronteiras. A divisão regional seguinte, de 1945, mantinha as grandes regiões da divisão anterior, mas acrescentava critérios hierárquicos (grandes regiões, regiões, sub-regiões e zonas fisiográficas) e os novos Territórios Federais criados em 1942 (Fernando de Noronha) e 1943 (Amapá, Rio Branco,Guaporé, Ponta Porã e Iguaçu).

Essa divisão regional perdurou até 1969, quando os novos conhecimentos adquiridos sobre o território brasileiro e as transformações nele ocorridas em razão do desenvolvimento industrial e urbano obrigaram o IBGE a estabelecer uma nova divisão

regional. Dessa vez, o conceito-base era o das regiões homogêneas, definidas pela combinação de aspectos naturais, sociais e econômicos. A Região Leste desapareceu, com a Bahia e o Sergipe migrando para a Região Nordeste. A Região Sul passou a existir sem a presença de São Paulo que, juntamente com Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, passou a constituir a nova Região Sudeste. Entretanto, percebemos que as linhas divisórias das regiões continuam coincidindo com os limites estaduais.

A divisão regional de 1969 ainda é a oficial, com apenas uma modificação: o Estado de Tocantins, criado em 1988 e desmembrado do Estado de Goiás (Região Centro-Oeste), foi incluído na Região Norte. A justificativa para tanto foi o fato de esse Estado ter maior articulação econômica com o Estado do Pará e com o sul do Maranhão.

Como o tema é controverso, já na década de 1960 o geógrafo Pedro Pinchas Geiger propunha uma divisão não oficial, que representava a teia do processo socioeconômico sem se ater às delimitações das fronteiras políticas interestaduais.

Será que conflitos por domínio e autonomia de território no espaço geográfico ocorrem apenas entre países? Em verdade, esses conflitos por espaço territorial também estão presentes nas cidades, nos bairros, nas favelas e nos ambientes rurais.

...

Baixar como  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »