TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cienciasbiologica

Tese: Cienciasbiologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Tese  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 6

Comparados aos outros grupos minerais, os elementos nativos são raros, mas de importância econômica significativa, como, por exemplo, Ouro, Prata, Platina e diamante. Os minerais de elementos nativos podem ser classificados em 3 grupos, com base na natureza das ligações químicas: metais, não-metais e semi-metais. Neste trabalho, terá o foco em quatro elementos: o cobre, diamante, enxofre e grafite.

O cobre pertence ao grupo dos metais, também conhecido como metais nativos. Já o diamante, grafite e o enxofre fazem parte dos não-metais.

Diamante 

O diamante é uma forma alotrópica do carbono, de fórmula química C. 

Cristaliza no sistema cúbico, geralmente em cristais com forma octaédrica (8 faces) ou hexaquisoctaédrica (48 faces), frequentemente com superfícies curvas, arredondadas, incolores ou coradas.  Sendo carbono puro, o diamante arde quando exposto a uma chama, transformando-se em dióxido de carbono.

É solúvel em diversos ácidos e infusível,

A densidade é de 3,48. O brilho é adamantino, derivado do elevadíssimo índice de refracção (2,42). No entanto, os cristais não cortados podem apresentar um brilho gorduroso. 

Aplicações e valor

  O interesse popular nos diamantes centra-se no seu valor como gemas, mas os cristais têm ainda uma maior importância como ferramentas industriais. As variedades negras e microcristalinas, não tendo valor comercial, utilizam-se na indústria como abrasivos de alta qualidade ou como ferramentas de talha ou como perfuradores para materiais de dureza elevada (para a própria lapidação do diamante, por exemplo). Estes podem ser usados para cortar, tornear e furar alumina, quartzo, vidro e artigos cerâmicos. O pó de diamante é

  Diamantes azulados ou rosados são raros e, por isso, muito valiosos. Já os amarelados são mais comuns. Uma marca do diamante autêntico – e a primeira coisa que o distingue de falsificações grosseiras, como as de zircônio – é a sua leveza. O Diamante Koh-i-Noor, da Coroa Britânica, tem quase o tamanho de uma bola de pingue-pongue e não chega a 22 gramas. O valor do diamante reside na ausência total de impurezas e de cor.

Diamantes sintéticos

 Atualmente, existe a possibilidade de fazer diamantes sintéticos, submetendo grafite a pressões elevadas. No entanto, o resultado são quase sempre cristais de dimensões reduzidas para poderem ser comercializados como gemas.

Grafita 

Grafite ou grafita ou grafito é um dos alótropos do carbono. Ao contrário do diamante, a grafite é um condutor, e pode ser usado, por exemplo, como eletrodos de uma lâmpada elétrica de arco voltaico. Também a grafite tem múltiplas e importantes aplicações industriais, embora seja mais conhecida popularmente por sua utilização como mina do lápis.

Cristaliza-se no sistema hexagonal regular com simetria rômbica. Em geral, seus cristais são tubulares, de contorno hexagonal e plano basal bem desenvolvido. 

 Vegetal de variadas propriedades físicas,

Cobre

O cobre é um metal relativamente raro, empregado das mais diversas formas. Foi o primeiro metal a ser usado pelo homem como substituto da pedra, na confecção de armas, ferramentas de trabalho etc. 

O cobre, em sua forma metálica, apresenta alta durabilidade, boa resistência à corrosão, boa maleabilidade e ductilidade. Essas duas últimas propriedades fazem dele um metal diferenciado, pois, normalmente, os metais resistentes não são maleáveis. Já o cobre

Essas características (propriedades) são as responsáveis pela larga utilização do cobre, usado em praticamente todas as etapas da evolução humana. Atualmente, o metal se converteu em elemento de primeira necessidade, pois, além de múltiplas aplicações, é o material mais empregado na área da eletricidade.

Enxofre

O enxofre nativo é encontrado no estado sólido, possui uma cor amarelada, é leve e queima com facilidade. Não conduz eletricidade facilmente e não se dissolve na água. Esse elemento adquire um odor ruim quando está em contato com o hidrogênio, assemelhando-se ao cheiro de ovo podre.

O enxofre puro pode ser encontrado no Japão, nos Estados Unidos, nos pântanos da Luisiana e na Sicília, Itália. Próximo a vulcões e fontes de águas termais. Outros elementos que contém enxofre em sua composição são o carvão, o gás natural e petróleo.

Esse elemento pode ser utilizado para a produção de fósforos, inseticida, medicamentos laxantes, adubos químicos e é um dos elementos utilizados para fazer a pólvora.

 

Além disso, ele pode ser usado para a elaboração de ácido sulfúrico, um importante reagente químico utilizado nas indústrias para baterias e para deixar a borracha mais resistente, etc.

1.1. ELEMENTOS NATIVOS

Excetuando-se os gases livres da atmosfera, encontra-se no estado nativo somente cerca de

vinte elementos, que podem ser divididos em metais, semimetais e não-metais. Os metais nativos

mais comuns constituem três grupos isoestruturais:

i. o grupo do ouro: ouro, prata, cobre e chumbo;

Os elementos do grupo do ouro pertencem à mesma família na classificação periódica dos

elementos e portanto possuem propriedades químicas semelhantes, todos são suficientemente

inertes para ocorrerem livres na natureza. Quando não estão combinados com outros elementos os

átomos desse grupo estão unidos em estruturas cristalinas por ligações metálicas (relativamente

fracas).

As propriedades semelhantes dos membros desse grupo originam-se da estrutura comum.

Todos são apresentam dureza relativamente baixa, são maleáveis, dúcteis e sécteis. Todos são

excelentes condutores de calor e eletricidade, tendo pontos de fusão bem baixos. Possuem

densidades elevadas.

ii.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com