TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais Ciencias Contabeis

Trabalho Universitário: Competencias Profissionais Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  2.812 Palavras (12 Páginas)  •  5.840 Visualizações

Página 1 de 12

7° SEMESTRE

Competências Profissionais Ciências Contábeis

__________________________________________________________________________

AULA TEMA 1

1.(Exame de Suficiência CRC_2001) A primeira obra publicada sobre o método das partidas dobradas foi de autoria de:

Escolher uma resposta.

a. Besta.

b. Cotruglio.

c. Pacioli. Correto

d. Lopes Sá.

e. Marion.

Resposta correta: Pacioli

Question 2

(ENADE 2006) A observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade emanadas pelo CFC − Conselho Federal de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade. A Norma Contábil que determina a inclusão das receitas e despesas na apuração do resultado do período a que pertencerem, de forma simultânea quando se correlacionarem, independentemente de ter havido recebimento no caso de receita, ou pagamento, no caso de despesa, está contida no Princípio Fundamental de Contabilidade da:

Escolher uma resposta.

a. Oportunidade.

b. Competência. Correto

c. Continuidade.

d. Uniformidade.

e. Tempestividade.

Resposta correta: Competência.

Question 3

Notas: 1

(FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle - Atuarial) Na análise dos demonstrativos contábeis, um auditor deparou-se com valores inconsistentes. Diante desse fato, após a verificação da validade das alternativas, ele adotou, para a execução da auditoria, o menor valor para os componentes do ativo e o maior para os do passivo. A medida tomada pelo auditor atendeu ao princípio da:

Escolher uma resposta.

a. Competência.

b. Razoabilidade.

c. Prudência. Correto

d. Entidade.

e. Oportunidade.

Resposta correta: Prudência.

Question 4

Notas: 1

(Exame de Suficiência CRC_2000) O objetivo fundamental da Contabilidade é:

Escolher uma resposta.

a. respaldar as informações prestadas à Receita Federal.

b. atender apenas aos interesses de instituições financeiras e fornecedores.

c. atender aos interesses das instituições financeiras, fornecedores e fisco.

d. um mal necessário para atender o fisco.

e. prover os usuários das demonstrações contábeis com informações que os ajudem a tomar decisões. Correto

Resposta correta: prover os usuários das demonstrações contábeis com informações que os ajudem a tomar decisões.

Question 5

Notas: 1

(Exame de Suficiência CRC_2011) Em relação à aplicação do Princípio do Registro pelo Valor Original, assinale a opção CORRETA:

Escolher uma resposta.

a. A atualização monetária representa nova avaliação, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda em um dado período, constituindo-se, portanto, em um descumprimento do Princípio do Registro pelo Valor Original.

b. A redação atualizada da Resolução CFC n.º 750/93, que trata dos Princípios de Contabilidade, feita pela Resolução n.º 1.282/10, aboliu o Princípio do Registro pelo Valor Original por estar em desacordo com as novas normas contábeis brasileiras, convergentes às normas internacionais de contabilidade.

c. A aplicação do Princípio do Registro pelo Valor Original implica que os ativos e passivos sejam registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa, não sendo admitidas outras bases de mensuração, tais como valor realizável, valor presente e valor justo.

d. A atualização monetária representa o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período, não representando um descumprimento Princípio ao Registro pelo Valor Original. Correto

Resposta correta: A atualização monetária representa o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período, não representando um descumprimento Princípio ao Registro pelo Valor Original.

Question 6

Notas: 1

Considera-se como o berço do pensamento contábil no mundo:

Escolher uma resposta.

a. Brasil.

b. Itália. Correto

c. Alemanha.

d. França.

e. Estados Unidos.

Resposta correta: Itália

___________________________________________________________________________

AULA TEMA 02

(Exame de Suficiência CRC_2011-2) Em relação às sanções éticas previstas pelo Código de Ética Profissional do Contador, assinale a opção INCORRETA:

Escolher uma resposta.

a. São exemplos de sanções previstas no Código de Ética do Contador: a advertência reservada, a censura reservada e a censura pública.

b. Na aplicação das sanções éticas, pode ser considerada como agravante ação cometida que resulte em ato que denigra publicamente a imagem do profissional da Contabilidade.

c. O profissional da Contabilidade poderá requerer desagravo público ao Conselho Regional de Contabilidade, quando atingido, pública e injustamente, no exercício de sua profissão.

d. Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideradas como atenuantes a ausência de punição ética anterior e prestação de relevantes serviços à Contabilidade.

e. O julgamento das questões relacionadas à transgressão de preceitos do Código de Ética cabe, unicamente, aos Conselhos Regionais de Contabilidade. Correto

Resposta correta: O julgamento das questões relacionadas à transgressão de preceitos do Código de Ética cabe, unicamente, aos Conselhos Regionais de Contabilidade.

Question 2

Notas: 1

(Exame de Suficiência CRC_2011-2) Com relação à determinação do valor dos serviços profissionais, julgue as situações hipotéticas apresentadas nos itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA:

Um contabilista estabelece honorários em contratos por escrito, previamente à realização dos serviços, levando em conta as características do contrato, tais como complexidade, estimativa de horas para realização do trabalho e local onde o serviço será realizado.

Um contabilista pratica preços diferenciados para um mesmo tipo de serviço, levando-se em conta se o cliente é eventual, habitual ou permanente.

Um contabilista, preocupado em ampliar a sua base de clientes, adotou a estratégia de praticar preços abaixo da concorrência. Com essa estratégia, conseguiu dois novos contratos de prestação de serviços. O preço estabelecido em cada um dos contratos levou em conta o seguinte critério: o cliente pagará honorários correspondentes a 40% aos honorários pagos ao profissional da Contabilidade que atendia anteriormente ao cliente.

De acordo com as três situações acima descritas, o comportamento do profissional da Contabilidade está em DESACORDO com o que estabelece o Código de Ética Profissional do Contador no(s) item(ns):

Escolher uma resposta.

a. II, apenas.

b. Nenhuma das alternativas está correta.

c. I, II e III.

d. III, apenas. Correto

e. II e III, apenas.

Resposta correta: III, apenas.

Question 3

Notas: 1

(Exame de Suficiência CRC_2011-2) Uma determinada organização contábil presta serviços para diversos clientes. Com o aumento da inadimplência de seus clientes, o contabilista responsável, ao tomar medidas para garantir o recebimento, passou a reter a documentação das empresas inadimplentes sob condição de recebimento das quantias devidas por elas.

Na situação acima, o profissional da Contabilidade:

Escolher uma resposta.

a. cometeu um ato abusivo. No entanto, se o profissional provar que o procedimento era necessário para a continuidade do negócio, será anistiado.

b. praticou um ato que está previsto no Código de Ética Profissional do Contador, mas não existe previsão para sanções éticas.

c. praticou um ato que não está previsto no Código de Ética Profissional do Contador, logo não houve nenhum ato abusivo.

d. Nenhuma das outras alternativas está correta.

e. cometeu um ato abusivo, conforme disposição no Código de Ética Profissional do Contador. Correto

Resposta correta: cometeu um ato abusivo, conforme disposição no Código de Ética Profissional do Contador.

Question 4

Notas: 1

(Exame de Suficiência CRC_2011-1) Conforme a legislação vigente que regula o exercício profissional, o contabilista poderá ser penalizado por infração legal ao exercício da profissão. Assinale a opção que NÃO corresponde à penalidade ético-disciplinar aplicável.

Escolher uma resposta.

a. Advertência reservada.

b. Cassação do exercício profissional.

c. Censura reservada.

d. Advertência pública. Correto

e. Suspensão temporária do exercício da profissão.

Resposta correta: Advertência pública.

Question 5

Notas: 1

(Exame de Suficiência CRC_2011-1) Um contabilista, em razão do enquadramento de empresa cliente em regime de tributação simplificado, resolve elaborar a escrituração contábil em regime de caixa. A atitude do contabilista:

Escolher uma resposta.

a. não consiste em infração ao disposto no Código de Ética Profissional do Contabilista, mas está em desacordo com os Princípios de Contabilidade, caso a empresa em questão seja uma microempresa.

b. está em desacordo com os Princípios de Contabilidade e consiste em infração ao disposto no Código de Ética Profissional do Contabilista, qualquer que seja o porte da empresa. Correto

c. não consiste em infração ao disposto no Código de Ética Profissional do Contabilista e está em conformidade com os Princípios de Contabilidade, caso a empresa em questão seja uma microempresa.

d. Nenhuma das outras alternativas está correta.

e. está em desacordo com os Princípios de Contabilidade, mas não consiste em infração ao disposto no Código de Ética Profissional do Contabilista, qualquer que seja o porte da empresa.

Resposta correta: está em desacordo com os Princípios de Contabilidade e consiste em infração ao disposto no Código de Ética Profissional do Contabilista, qualquer que seja o porte da empresa.

Question 6

Notas: 1

(Exame de Suficiência CRC_2011-1) Com relação ao comportamento dos profissionais da Contabilidade, analise as situações hipotéticas apresentadas nos itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA:

Um contabilista iniciante contratou um agenciador de serviços para atuar na captação de clientes. Para cada cliente captado, o agenciador irá receber 1% dos honorários acertados.

Em razão de sua aposentadoria, o contabilista transferiu seus contratos de serviço para seu genro, também contabilista. Os clientes foram contatados um a um, por telefone, e se manifestaram de acordo com a mudança.

Um perito-contador, indicado pelo juiz para atuar em uma questão relativa a uma dissolução de sociedade, recusou-se a assumir o trabalho por não se achar capacitado.

De acordo com as três situações acima descritas, o comportamento do profissional da Contabilidade está em DESACORDO com os deveres descritos no Código de Ética Profissional do Contabilista nos itens:

Escolher uma resposta.

a. II, apenas.

b. I e II, apenas. Correto

c. II e III, apenas.

d. I, II e III.

e. I, apenas.

Resposta correta: I e II, apenas.

___________________________________________________________________________

AULA TEMA 03

Notas: 1

(CESGRANRIO - 2010 - Petrobrás - Contador - Biocombustível) Segundo a Lei das Sociedades por Ações (consolidada até 2010), devem compor o grupo do ativo não circulante:

Escolher uma resposta.

a. indisponível, investimentos, imobilizado e intangível.

b. investimentos, imobilizado, diferido e intangível.

c. realizável a longo prazo, investimento, imobilizado e intangível. Correto

d. realizável a curto prazo, investimentos, imobilizado, diferido e intangível.

e. realizável a longo prazo, imobilizado, intangível e aplicações indisponíveis.

Resposta correta: realizável a longo prazo, investimento, imobilizado e intangível.

Question 2

Notas: 1

(FUNIVERSA - 2010 - SEJUS-DF) De acordo com as disposições contidas na Lei n.° 6.404/1976, assinale a alternativa incorreta.

Escolher uma resposta.

a. O estatuto pode conter autorização para aumento do capital social, independentemente de reforma estatutária.

b. As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.

c. Uma das competências do conselho de administração é fixar a orientação geral dos negócios da companhia.

d. Todas as empresas deverão elaborar anualmente as seguintes demonstrações financeiras: balanço patrimonial, demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, demonstração do resultado do exercício, demonstração dos fluxos de caixa e demonstração do valor adicionado. Correto

e. O acionista controlador responde pelos danos causados por atos praticados com abuso de poder.

Resposta correta: Todas as empresas deverão elaborar anualmente as seguintes demonstrações financeiras: balanço patrimonial, demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, demonstração do resultado do exercício, demonstração dos fluxos de caixa e demonstração do valor adicionado.

Question 3

Notas: 1

(IADES - 2010 – CFA) O que são ativos de alta liquidez?

Escolher uma resposta.

a. Ativos de alta liquidez influenciam alta volatilidade nas reservas financeiras da organização.

b. São ativos que permitem ser vendidos rapidamente sem que haja perda significativa de valor. Correto

c. Eles se opõem contabilmente aos ativos sólidos e bens móveis.

d. São aqueles que permitem a falência da organização muito rapidamente.

e. São aqueles que apresentam o valor definido pelo mercado.

Resposta correta: São ativos que permitem ser vendidos rapidamente sem que haja perda significativa de valor.

Question 4

Notas: 1

(Exame de Suficiência CRC – 2001) Que fator provoca o crescimento e o desenvolvimento da contabilidade?

Escolher uma resposta.

a. O desenvolvimento das atividades feudais-mercantis.

b. O desenvolvimento mundial das atividades socioeconômicas. Correto

c. O desenvolvimento do Iluminismo na Europa.

d. O desenvolvimento das atividades burguesas.

e. O desenvolvimento do Renascimento na Inglaterra.

Resposta correta: O desenvolvimento mundial das atividades socioeconômicas.

Question 5

Notas: 1

(Exame de Suficiência CRC – 2004/1 - TÉCNICO) Em janeiro de 2003, uma empresa foi constituída com o Capital Social de R$ 1.000.000,00, sendo integralizados no ato 80% em moeda corrente nacional e 10% em máquinas e equipamentos. Em fevereiro de 2003, a empresa adquiriu, a prazo, mercadoria para revenda no valor de R$ 500.000,00 e vendeu 50% do estoque pelo valor de R$ 300.000,00, com vencimento em março de 2003, não ocorrendo incidência tributária.

Sem outra movimentação, os valores do Patrimônio Líquido no final de janeiro e de fevereiro de 2003, respectivamente, foram de:

Escolher uma resposta.

a. R$ 900.000,00 e R$ 950.000,00. Correto

b. R$ 1.000.000,00 e R$ 900.000,00.

c. R$ 900.000,00 e R$ 550.000,00.

d. R$ 1.000.000,00 e R$ 1.050.000,00.

e. R$ 800.000,00 e R$ 1.150.000,00.

Resposta correta: R$ 900.000,00 e R$ 950.000,00.

Question 6

Notas: 1

(Exame de Suficiência CRC – 2004/1 - TÉCNICO) O pagamento de uma dívida é uma operação que:

Escolher uma resposta.

a. aumenta o Patrimônio Líquido e diminui o Ativo e Passivo.

b. aumenta o Passivo e diminui o Ativo.

c. diminui o Patrimônio Líquido e o Passivo, e aumenta o Ativo.

d. diminui o Ativo e diminui o Passivo. Correto

e. aumenta o Patrimônio Líquido e o Ativo, e diminui o Passivo.

Resposta correta: diminui o Ativo e diminui o Passivo.

___________________________________________________________________________

AULA TEMA 04

Notas: 1

(Exame de Suficiência CRC_02/2001) Com base nas informações abaixo e no princípio da competência, a alternativa que demonstra corretamente o valor do resultado do exercício é:

Contas

Saldos (R$)

Despesas incorridas e pagas

Despesas não incorridas e pagas

Despesas incorridas e não pagas

Receitas recebidas e não realizadas

Receitas realizadas e recebidas

Receitas realizadas e não recebidas

45.000

150.000

30.000

50.000

75.000

100.000

Escolher uma resposta.

a. Lucro de R$ 100.000. Correto

b. Prejuízo de R$ 150.000,00

c. Nem Lucro nem Prejuízo.

d. Prejuízo de R$ 55.000,00.

e. Lucro de R$ 150.000.

Resposta correta: Lucro de R$ 100.000.

Question 2

Notas: 1

(Exame de Suficiência CRC_01/2004 adaptado) Determinada empresa possuía, em sua carteira de clientes, três duplicatas a receber – Cliente A: R$ 15.000,00; Cliente B: R$ 20.000,00; Cliente C: R$ 25.000,00. O saldo da Conta Duplicatas a Receber é de R$ 60.000,00. No dia 02 de janeiro de 2004, todas as duplicatas foram descontadas junto a um banco.

Após o lançamento contábil do desconto das duplicatas junto ao banco, os saldos das contas Duplicatas a Receber e Duplicatas Descontadas ficaram assim representados, respectivamente:

Escolher uma resposta.

a. Devedor em R$ 60.000,00 e credor em R$ 60.000,00. Correto

b. Devedor em R$ 60.000,00 e saldo zero.

c. Saldo zero e credor em R$ 60.000,00.

d. Credor em R$ 60.000,00 e Saldo zero.

e. Credor em R$ 60.000,00 e devedor em R$ 60.000,00.

Resposta correta: Devedor em R$ 60.000,00 e credor em R$ 60.000,00.

Question 3

Notas: 1

(Exame de Suficiência CRC_01/2003) Analise os saldos contábeis a seguir:

Compra de Mercadorias para Revenda R$ 280.000,00

Custo de Mercadorias Vendidas R$ 232.000,00

Devolução de Compras R$ 21.000,00

Duplicatas a Receber R$ 5.000,00

Empréstimos a Pagar R$ 13.000,00

Estoque Inicial R$ 105.000,00

Fretes sobre Compras R$ 8.200,00

Pis sobre Receita Operacional R$ 10.000,00

Venda de Mercadorias R$ 380.000,00

Com base nestes dados, o valor do Estoque Final é de:

Escolher uma resposta.

a. R$ 148.400,00

b. R$ 132.500,00

c. R$ 123.800,00

d. R$ 153.000,00

e. R$ 140.200,00 Correto

Resposta correta: R$ 140.200,00.

Question 4

Notas: 1

(Exame de Suficiência CRC_01/2003) Uma empresa comercial registra sua movimentação patrimonial pelo Regime de Competência com as seguintes situações abaixo:

Despesas relativas a dez/2003 e pagas em dez/2003 - R$ 45.000,00;

Despesas relativas a jan/2004 e pagas em dez/2003 - R$ 54.000,00;

Despesas relativas a dez/2003 e pagas em jan/2004 - R$ 36.000,00;

Receitas relativas a dez/2003 e recebidas em jan/2004 - R$ 27.000,00;

Receitas relativas a jan/2004 e recebidas em dez/2003 - R$ 63.000,00;

Receitas relativas a dez/2003 e recebidas em dez/2003 - R$ 51.000,00.

Para fins de análise da diretoria e com base nas informações apresentadas, os Resultados do Exercício dessa empresa em dezembro de 2003, pelo Regime de Caixa e pelo Regime de Competência foram, respectivamente:

Escolher uma resposta.

a. Lucro de R$ 15.000,00 e Prejuízo de R$ 3.000,00. Correto

b. Prejuízo de R$ 6.000,00 e Lucro de R$ 3.000,00

c. Lucro de R$ 6.000,00 e Prejuízo de R$ 3.000,00.

d. Prejuízo de R$ 3.000,00 e Lucro de R$ 15.000,00.

e. Prejuízo de R$ 3.000,00 e Lucro de R$ 6.000,00.

Resposta correta: Lucro de R$ 15.000,00 e Prejuízo de R$ 3.000,00.

Question 5

Notas: 1

(ENADE 2009) As empresas A e B adquiriram, na mesma data, 01/07/X7, equipamentos idênticos e nas mesmas condições, por R$ 60.000,00 cada um, com vida útil estimada em 5 (cinco) anos. Os equipamentos foram colocados em funcionamento imediatamente e nenhuma empresa considerou o seu valor residual. Em 31/12/X7, o saldo de depreciação acumulada dos referidos equipamentos, nas empresas A e B, respectivamente, foi de R$ 6.000,00 e de R$10.000,00.

Com base nas informações disponíveis, os métodos de depreciação adotados pelas empresas A e B foram respectivamente:

Escolher uma resposta.

a. Soma dos Dígitos e Quotas Constantes.

b. Horas de Trabalho e Unidades Produzidas.

c. Horas de Trabalho e Soma dos Dígitos.

d. Quotas Constantes e Soma dos Dígitos. Correto

e. Quotas Constantes e Unidades Produzidas.

Resposta correta: Quotas Constantes e Soma dos Dígitos.

Question 6

Notas: 1

(ENADE/2009) Um empregado foi registrado em 16 de janeiro de X6 e demitido em 30 de setembro do mesmo ano, com dispensa de aviso prévio pelo empregador.

Considerando-se que a empresa antecipa 50% do 13º salário para todos os seus empregados, no dia 30 de junho de cada ano, a rescisão contratual do empregado foi composta por quais parcelas?

Escolher uma resposta.

a. Aviso prévio igual a 30 dias trabalhados, 9/12 de férias, 4/12 de 13º salário, 40% de multa do FGTS.

b. Aviso prévio proporcional aos meses trabalhados, férias e 13º no valor do último salário, 40% de multa do FGTS.

c. Saldo de Salário, Aviso Prévio Indenizado, 10/12 de férias + 1/3 sobre férias, 4/12 de 13º salário, 40% de multa do FGTS.

d. Saldo de Salário, Férias de igual valor do último salário, metade do 13º salário, 40% de multa do FGTS.

e. Saldo de Salário, Aviso Prévio Indenizado, 9/12 de férias indenizadas + 1/3 sobre férias, 3/12 de 13º salário, 40% de multa do FGTS. Correto

Resposta correta: Saldo de Salário, Aviso Prévio Indenizado, 9/12 de férias indenizadas + 1/3 sobre férias, 3/12 de 13º salário, 40% de multa do FGTS.

________________________________________________________________________

...

Baixar como  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »