TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concreto Flexivel

Artigos Científicos: Concreto Flexivel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de Topográfia

O uso de equipamentos é imprescindível para o levantamento de dados topográficos. Deve-se tem sempre em conta quais os instrumentos necessários para cada tipo de levantamento e os cuidados a serem tomados nas suas utilizações.

O uso de softwares é de grande relevância para uma maior agilidade e qualidade no trabalho de análise dos dados topográficos levantados.

Teodolito

O teodolito é um instrumento óptico de medida utilizado na topografia, na geodésia e na agrimensura para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais, usado em redes de triangulação.

Basicamente é um telescópio com movimentos graduados na vertical e na horizontal, e montado sobre um tripé centrado (norteado) e verticalizado, podendo possuir ou não uma bússola incorporada. E conforme o telescópio, o mesmo instrumento que permitia a medição de distância, elevação e direção, reduzindo significativamente o tempo usado para um levantamento topográfico aumentando a precisão.

Funcionalidade

marque o ponto "A" com uma estaca ou alguma outra forma que não vá mudar de lugar.

Instale o tripé, com o peso mirando bem em cima do centro da estaca.

Instale o teodolito em cima do tripé

nivele o teodolito

faça a visada do ponto anterior por exemplo ponto "O" (geralmente outra pessoa leva uma régua ou uma baliza onde você vaí mirar o teodolito.

zere o teodolito neste ponto

gire até o ponto "B"

anote as leituras altimétricas e planimétricas, detalhes que identifiquem o ponto. Presença de barreiras ou obstáculos que possam ter interferido na leitura, como cercas de metal ou redes de alta tensão.

siga para o ponto "B" com o aparelho e zere em "A" e leia o ângulo formado de "A"a "C"

repita o processo até ter todos os ângulos do polígono.

Com estes dados podem ser feitos plantas de terrenos, medição de áreas, mapas de curvas de nível, base para outros projetos, como organização do espaço,etc

O Teodolito é um aparelho relativamente caro, muito utilizado por agrimensores e engenheiros de grandes proletos. Ferramenta indispensável na construção de estradas, pontes, mapeamento de terrenos extensos e irregulares.

Tripé

Utilizado por topógrafos e agrimensores para a sustentação de instrumentos como teodolito, estações totais, nível, etc.

Um tripé proporciona estabilidade contra as forças no sentido para baixo, as forças horizontais e os momentos em relação ao eixo vertical. O posicionamento dos três pés distantes do centro vertical, permite alavancar melhor o tripé para resistir a forças laterais. Tripés têm a desvantagem de serem pesados e volumosos embora possam ser utilizados com equipamentos de grande porte.

Baliza

As balizas são peças metálicas, geralmente cilíndricas e rosqueáveis, um bastão utilizado juntamente como uma bolha de nivelamento para a verticalização da mesma. Usada para alinhamentos são fixadas no terreno. As balizas são auxiliares a qualquer levantamento topográfico, devido às suas funcionalidades, que são: visualização de pontos levantados, estabelecimento de alinhamentos.

Estaca

Uma estaca consiste na materialização de um ponto, a ser levantado ou locado, no terreno natural. As estacas podem ser corpos de prova em concreto ou mesmo elementos metálicos ou de madeira. Funciona como um vértice materializado em campo para futuras identificações e/ou identificação de um eixo de um projeto, com distâncias equidistantes .

Mira

A mira, também conhecida como estádia, é uma peça de madeira retrátil, de 4m de altura, graduada de centímetro em centímetro. A mira deve ser visada pela luneta de aparelhos em distâncias variando entre 2m e 100m. A mira é de fundamental aplicação no nivelamento geométrico de um terreno, permitindo aferir as diferenças de nível entre pontos levantados. A mira também pode ser empregada na medição indireta de distâncias horizontais, por meio de taqueomeotria.

Trena

As trenas são fitas graduadas, com precisões de centímetros ou mesmo de milímetros, utilizadas para medir diretamente distâncias no terreno. As trenas podem ser metálicas, de pano ou de PVC. Também existem modernas trenas a laser, as quais aferem distâncias, de forma prática e com precisão, por meio de um feixe de laser.

Bússola

A bússola é um instrumento de orientação baseado em propriedades magnéticas dos materiais ferromagnéticos e do campo magnético terrestre. Um dos instrumentos mais simples e antigos que se tem conhecimento usado pelo homem para localização geográfica.

A bússola nada mais é do que uma agulha magnética na horizontal imantada equilibrando-se sobre um eixo de livre movimento É composta por uma agulha magnética na horizontal suspensa pelo centro de gravidade, e aponta sempre para os eixos norte-sul, ao seguir a direção do centro magnético da Terra, ou seja, indica o pólo. Geralmente esse mecanismo simples é instalado dentro de uma cápsula de líquido transparente. As bússolas atuais variam um pouco entre si, mas têm os mesmos componentes básicos.

Nível

O nível é um aparelho topográfico destinado para o nivelamento geométrico de um terreno (levantamento altimétrico). Mais simples do que o teodolito, o nível é composto basicamente pela luneta, nível de bolha e tripé. O nível é empregado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com