TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial E Rotinas Trabalhista

Tese: Contabilidade Empresarial E Rotinas Trabalhista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Tese  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

tra2014eticaINTRODUÇÃO

De tempos em tempos, os contadores profissionaisencontram-se em situações que dão

origem a conflitos de interesse. Esses conflitos podem surgir em situações, quevãodesde asmais triviais até casos extremos que originam fraude e atividades ilegais similares.

Atualmente, observa-se uma constante divulgação de escândalos relacionados afraudes

contábeis e financeiras, evidenciando a presença do contador nas empresas e pondo em

questão a sua integridade moral.

Com isso, resgata-se a discussão sobre a ética na profissão contábil, o que, na verdade,jamais deveria ser esquecido em qualquer atividade profissional.

Demanda-se, a cada dia, mais transparência e disseminaçãoética em todos os atos,inclusive os profissionais e, particularmente exige-se do contador que exerça sua profissãocom competência técnica e aplicação das regras inerentes à Ciência Contábil.

Ser ético, enquanto profissional, significa agir em consonância com as normas e osprincípios que regem uma profissão.

No entanto, não é tarefa fácil manter-se ético numa época em que as empresas lutam deforma árdua, e buscam alternativas para reduzir gastos, em especial, os decorrentes da altacarga tributária a que estão sujeitas. É de responsabilidade do contador apresentar opçõeslícitas para melhor condução dos negócios de seu cliente ou empregador e oferecer-lheserviços de qualidade e confiabilidade.

O objetivo deste trabalho de pesquisa foi demonstrar a grande responsabilidade doprofissional contábil e a intensa relação existente entre ele e aqueles que se utilizam de seutrabalho, especialmente as empresas. Além disso, pretendeu apresentar alguns motivos quepodem levá-lo a adotar uma postura antiética.

O presente trabalho foi estruturado da seguinte forma:

Abordagem sucinta do perfil do profissional contábil, ouseja, as características, as habilidades técnicas e os valores morais e éticos exigidos pelos órgãos que regulamentam a Ciência Contábil e pela sociedade, que está sempre presente como agente julgador dos atos de qualquer natureza. Discutiu-se a carga tributária brasileira que, sendo uma das mais elevadas do mundo, leva as empresas, na busca pela sobrevivência no mercado, a adotar medidas drásticas, tal como a sonegação fiscal. Porém, existem também alternativas lícitas, aserem apresentadas pelo contador de forma a reduzir o ônus tributário imposto às empresas. A exemplo disso tem-se o Planejamento Tributário.

Uma retomada histórica de uma grande operação realizada pela

Polícia Federal em conjunto com Receita Federal com o objetivo de combater um sofisticado esquema de sonegação fiscal que envolveu a Cervejaria Schincariol.

Pode sofrer o contador que se envolver em casos de sonegação fiscal, tanto quando for subordinado, ou quando for profissional autônomo, bem como os impactos na classe contábil e a repercussão na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com