TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexrualizacão

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

MARCIA HELENA ALVES FREITAS

caracterização sócioinstitucional

CREAS/CENTRO DE REFÊRENCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

[pic 3]

Uruguaiana

2014


MARCIA HELENA

caracterização sócioinstitucional

CREAS/CENTRO DE REFÊRENCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná Unopar, para a disciplina de Estágio Supervisionado I, V Semestre

Orientadora Prof: Marines Arnhold

Supervisora de Campo: Maria Candida Sena

Supervisora Acadêmica: Silvia Maria Riella

Uruguaiana

2014


SUMÁRIO

1 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO        

1.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        

1.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        

2 OBJETIVOS INSTITUCIONAL        

2.1 NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS        

2.2 POLÍTICA SOCIAL        

2.3 RECURSOS FINANCEIROS        

3 ÂMBITO INSTITUCIONAL        

3.1 CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO        

3.2 PROCESSO DECISÓRIO        

3.3 RELAÇÃO DEMANDAS/COBERTURA DO ATENDIMENTO        

3.4 SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO        

3.5 COTIDIANO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL        

3.6 RELAÇÕES PROFISSIONAIS DE TRABALHO COM OS DEMAIS AUTORES INSTITUCIONAIS        

3.7 DIMENSÃO ÉTICO POLÍTICA        

REFERÊNCIAS        



1 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO

1.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social, e uma unidade pública estatal de atendimento e referência para o acompanhamento especializado no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que se define como um sistema público não contributivo, decentralizado participativo. O SUAS tem como função a gestão e organização da oferta de serviços programas, projetos e benefícios da política de assistência social em todo o território nacional. A implantação e o funcionamento do CREAS constituem responsabilidade do poder público local, financiado pela esfera Federal, Estadual e Municipal, embora muitas vezes pudesse observar que os gestores de alguns municípios não dão a importância necessária a essas instituições, deixando que o seu funcionamento seja de forma muito precária. Para implantação de um CREAS, é preciso a elaboração de um diagnóstico sócio territorial para identificar os aspectos geográficos (rodovias, fronteias e extensão); movimentos sociais, rede pré-existente; dados de incidências de risco e

No município de Uruguaiana o CREAS tem sua sede, situada na Rua Treze de Maio nº 2068, onde anteriormente era chamado de serviço Sentinela, programa do Governo Federal desenvolvido pela Prefeitura Municipal onde desempenhava um serviço de Enfrentamento à violência ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e pessoas idosas que vivem em situações de abandono, violência física, psicológica. Este serviço foi implantado em 02/08/2002 oferecendo ações de Assistência Social de natureza especializada para atendimento a proteção imediata às crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, bem como seus familiares.

No dia 27/05/2009 o Serviço Sentinela ganhou uma nova sede, a partir da inserção do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) passando a prestar Serviço de enfrentamento ao abuso sexual e vem desenvolvendo ações no Centro de Referência Especializado em Assistência Social familiares (CREAS).

O CREAS constitui-se numa unidade pública estatal de prestação de serviços especializada e continuada de indivíduos e famílias com seus direitos violados, também inclui atendimento ao adolescentes que cumprem medidas sócio educativas como prestação de serviço à comunidade e liberdade assistida; idosos vítimas de violência doméstica intra familiar.

Conta com uma equipe multidisciplinar, composta por Coordenadora, Assistente Social, Auxiliar administrativo, Estagiaria, Motoristas, Serviços Gerais. O funcionamento da instituição se dá de segunda à sexta feira, das 08h00min as12h00min e 14h00min às 17h00min, desenvolvendo um trabalho de acolhimento, orientação, atendimento psicossocial, jurídico e encaminhamentos.

“Uma vez apoiada e protegida, com a família constitui-se em importante referência para a instituição de vínculos e participação social.”

1.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O CREAS deve ter localização estratégica, prioritariamente de fácil acesso à população a ser atendida. Deverá ser observada a disponibilidade de transporte público e a proximidade dos locais de maiores concentração de público a ser atendido.

O CREAS de Uruguaiana possui uma sala para recepção, uma sala para Coordenadora, duas salas para atendimento individual familiar, uma sala para atendimento jurídico dois banheiros coletivos, uma cozinha, um deposito e um espaço externo amplo, possui também móveis, computadores, televisor, ventilador, arquivos, e impressora.

O usuário desta instituição passa por entrevistas de acolhimento, para avaliação inicial dos casos, atendimentos psicossocial em grupo, individual ou familiar, encaminhamento para as redes das demais políticas, orientação e a acompanhamento jurídico para reparo dos direitos violados, visitas domiciliares, palestras e reuniões de grupos, oficinas .O quadro de funcionários do CREAS é compostos por  uma equipe  multidisciplinar de efetivos e contratados sendo 1 Coordenadora com formação em Psicologia, que desenvolve o trabalho burocrático da instituição,2 Auxiliares Administrativo que dão suporte e auxiliam os demais funcionários, 3 Educadores Social,  1 Advogada, 1 Pedagoga,5 Educadores 3Psicólogas  1 Serviços Gerais e 3 Assistentes Sociais que oferta acolhimento psicossocial, visitas domiciliares, encaminhamentos  e serviços especializados e continuados as famílias e indivíduos que tenham seus direitos violados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com