TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contriladoria

Dissertações: Contriladoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  2.798 Visualizações

Página 1 de 4

1. Identifique:

a) argumentos para justificar que Controladoria e Contabilidade são a mesma ciência;

O argumento básico para justificar que a Controladoria e a Contabilidade são a mesma ciência é a visão da

escola italiana que a Ciência Contábil é a ciência do controle preliminar, concomitante e antecedente, caracterizando que a Ciência Contábil tem instrumentos e metodologia para monitorar e auxiliar todo o processo de gestão, de planejamento, execução e controle

b) argumentos para justificar que são ciências distintas. Faça e justifique a sua visão específica, entre as duas possibilidades apresentadas.

O argumento que pode justificar a Controladoria como distinta da Contabilidade, é o uso intensivo das

teorias administrativas, econômicas etc., além da própria contabilidade, caracterizando a Controladoria

como a Ciência do Controle, deixando a Ciência Contábil apenas como a Ciência do registro dos eventos

econômicos.

3. Conceitue com suas palavras o que vem a ser controle econômico.

É gestão da empresa baseada em resultados, ou seja, com foco no lucro.

Consequentemente, com foco no valor da empresa, já que o valor da empresa decorre da capacidade de geração de lucros. O conceito de controle econômico não se limita ao controle posterior propriamente dito, mas também ao controle anterior e controle corrente. A gestão da empresa baseada em indicadores não econômicos (indicadores não financeiros), como metas de qualidade por exemplo, são considerados complementares ao conceito de controle econômico.

4. Na sua opinião, o arcabouço da Contabilidade Financeira é suficiente para o processo de gestão empresarial? Porque? Quais seriam seus pontos fortes e seus pontos fracos?

Não. Apesar de ser a estrutura básica, deve ser complementada com a visão gerencial. O ponto fraco é a orientação histórica, avaliação a preços de custos. O ponto forte é a estrutura sistêmica, partindo do método das partidas dobradas, considerando seu sistema de informação que é o mais completo e consistente sistema de informação que existe (garante qualidade e segurança), e os relatórios básicos (balanço patrimonial, demonstração de resultados, demonstração das origens e aplicações de recursos) que são os únicos modelos decisórios que conseguem mostrar a empresa na sua totalidade, com consistência informacional.

5. Na sua opinião, quais são os pontos principais que diferenciam a Contabilidade Financeira e a Contabilidade gerencial.

Os custos ou valores utilizados, onde a Contabilidade Financeira utilizada só os custos históricos, enquanto

que a Contabilidade Gerencial utiliza-se de custos e preços de venda, históricos e projetados;

Os Princípios Contábeis Geralmente Aceitos que podem impedir uma visão mais adequada do desempenho e da avaliação econômico-financeiro da empresa. Para a Contabilidade Gerencial os princípios não são restrições e outros critérios de avaliação podem ser utilizadas, com o intuito de controle econômico e tomada de decisão;

Perspectiva dos relatórios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com