TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dados sobre o serviço de enfermagem

Abstract: Dados sobre o serviço de enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Abstract  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

O serviço de enfermagem se concretiza pela prática do cuidado, que é realizado por um grupo de profissionais, fomando por diferentes categorias.

Na enfermagem a estrutura do serviço também é uma variável importante, pois se considera que um serviço organizado e com os recursos necessários à realização do trabalho tende a ter melhores resultados e melhor nível de satisfação dos clientes e trabalhadores.

Um estudo do tipo exploratório descritivo, realizado em janeiro de 2006, num hospital público de ensino do interior Paranaense que contou com a participação de 27 profissionais de enfermagem do nível médio.

O instrumento de coleta de dados constitui de um questionário.

O procedimento para coleta dos dados ocorreu após a analise e parecer favorável do comitê de ética em pesquisas com seres humanos.

Entre os 27 participantes 19 (70%) eram técnicos de enfermagem e 8 (30%) auxiliares de enfermagem. 23 (85%) eram mulheres e apenas 4 (15%) eram homens. 2 (7%) atuam na instituição há 16 anos, 11 (41%) entre 11 a 15 anos e os demais 14 (52%) há menos de 9 anos.

Com relação a faixa etária a maioria 20 (74%) com idade entre 31 a 45 anos e apenas 1 (3,5%) com idade de 26 a 30 anos, no que se refere a escolaridade 19 (70,5%) possue ensino médio completo e 8 (29,5%) já concluiram nível superior.

Com base nas afirmações e tendo conhecimento do organograma da instituição, nota-se que a estrutura hierarquica atual oferece o desenvolvimento do trabalho da enfermagem.

Apesar de um grande percentual de homens e mulheres atuarem na área da enfermagem, existe uma grande insatisfação refente a sua remuneração e as condições precárias que eles trabalham.

Uma opção desses profissionais acaba sendo a de atuar em mais de um emprego, fazer plantões extras para ter uma condição melhor e tende a prejudicar a qualidade de vida do trabalhador. Muitos relatam até problemas de saúde devido a uma carga horária de trabalho muito pesada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com