TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Decantação

Tese: Decantação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Tese  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

Decantação

A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis. Essa técnica é física, pois se baseia na diferença de densidade entre os componentes da mistura. Esse processo pode ser bem visualizado no caso de uma mistura de água e areia:

Centrifugação

Através da centrifugação se busca aumentar a velocidade de decantação com um aparelho chamado centrífuga ou centrifugador (que faz com que o sistema contido no tubo decante seja mais rápida). Esta máquina pode ser usada, por exemplo, na separação de glóbulos vermelhos do plasma sanguíneo ou para separar a nata do leite. Então a separação fica muito densa. Assim a substância fica retida na parede onde após é extraída e serve para separar materiais de densidades diferentes.

Filtração Simples

A filtração simples é um método de separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido e consiste em fazer passar a mistura por uma superfície porosa (filtro), que se encontra aderido a um funil de vidro, onde o líquido atravessa e o sólido fica retido. Os filtros baseiam-se em papel de filtro ou papel sem goma. São utilizados no fracionamento de misturas heterogêneas constituídas de um sólido e um líquido.

Dissolução Simples

Este processo pode implicar a quebra de ligações intermoleculares e, também, de ligações intramoleculares, durante o processo de dissolução, as partículas do soluto estabelecem interações com as moléculas de solvente. A dissolução de uma substância num solvente pode ser descrita numa sequência de três passos: Separação das partículas (moléculas ou iões) de soluto; Afastamento das partículas de solvente para formar espaços que serão ocupados pelas moléculas de soluto; Estabelecimento de interações entre as partículas de soluto e solvente para formar a solução.

Dissolução Fracionada

É uma técnica ou método de processo de separação para separar sistemas heterogêneos de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente. Pois, assim, o líquido dissolve esse componente e, por filtração, separa-se o outro componente; como exemplo, água com areia e sal.

Destilação Simples

Para separar a mistura de água e sal e recuperar também a água, emprega-se a destilação simples. A mistura é aquecida e a água entra em ebulição, mas o sal ainda não. O vapor de água passa pelo interior de um condensador, que é resfriado por água corrente. Com esse resfriamento, o vapor condensa-se. A água liquida, isenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com