TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições De Vulcões

Artigos Científicos: Definições De Vulcões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O vulcão é um aparelho que põe em comunicação, de maneira temporária ou permanente, os focos magmáticos do interior da crosta com a superfície da Terra.

Apresenta-se, no seu aspecto mais habitual, como um monte de forma cônica, o cone vulcânico constituído pela acumulação dos produtos emitidos.

O vulcanismo é uma manifestação do constante geodinamismo, constituindo o mecanismo central da evolução do nosso planeta, cujas erupções subaérias constituem apenas um dos seus aspectos. Para além de erupções espetaculares como a que aconteceu na ilha do Fogo em 1995 e a que aconteceu no vulcão Unzen, no Japão em 1991, muitas outras mais suaves ocorrem a cada momento, a maioria nas profundezas dos oceanos e por isso não perceptíveis.

A atividade vulcânica influencia de um modo nefasto ou benéfico as populações humanas. Quantas e quantas vezes as erupções provocam destruição e mortes, tomando muitas vezes aspectos catastróficos. A atividade dos vulcões não é contínua e homogênia, alternando a projeção de materiais piroclásticos (fase explosiva) com a emissão de produtos fundidos (fase efusiva). Tudo depende da temperatura e da composição química do magma, pois são eles que determinam a viscosidade e as condições de expulsão dos gases existentes no magma.

A atividade vulcânica pode ter também uma fase mista.Nas regiões onde há atividade vulcânica podem encontrar-se, a muitos metros de profundidade, acumulações de vapor de água ou lençóis de água líquida, a temperaturas muito elevadas (superiores a 200º) devido ao contato com rochas aquecidas pelo calor emanado de uma câmara magmática próxima. Estas águas podem representar uma fonte de energia importante. O vapor de água é captado sob pressão e conduzido para uma central elétrica onde aciona turbinas. Então o magma despedaça-se e dá origem a piroclastos e a correntes piroclásticas, emulsões gasosas carregadas de súbita violência.

Quando se dá um aumento de pressão na câmara magmática, o magma é obrigado a subir através das fendas existentes na crosta. Na maior parte dos casos, nos vulcões ativos, forma-se uma chaminé central, cilíndrica, mas por vezes há outras emissões feitas através de aberturas nos flancos do cone vulcânico.

Tipos de vulcões

-Solo ou Platô de Bassalto

Características: Lava muito líquida; fluxo muito expandido emitido da fatura

Exemplos: Platô do Rio Columbia

-Vulcão Escudo ou de Proteção

Características: Lava líquida emitida da abertura central; grande; às vezes tem caldera de colapso

Exemplos: Monte Larch, Monte Sylvania, Montanhas Butte, Vulcões Havaianos.

-Cone de Cinza

Características: Lava líquida explosiva; pequeno; de longa atividade; pode construir um vulcão de proteção

Exemplos: Monte Tabor, Monte Zion, Colina Chamberlain Hill, Pilot Butte, Lava Butte, Crateras da Lua.

-Vulcão composto ou Stratovolcano

Características: Lava mais viscosa; muito explosivo;grande; emissão de lava da abertura centra.Exemplos: Monte Baker, Monte Rainier, Monte Santa Helena, Monte Hood, Monte Shasta.

-Cúpula Vulcânica

Características: Lava muito viscosa; relativamente pequeno; pode ser explosivo; frequentemente acontecem adjacentes

Exemplos: Novarupta, Monte Santa Helena na Cúpula de Lava, Monte Lassen, Shastina, Mono Crater.

-Caldera: Características: Vulcão composto muito grande que entra em colapso após períodos de erupção explosiva

Exemplos: Crater Lake (Lago Cratera), Newberry, Kilauea, Long Yalley, Medicine Lake, Yellowstone.

-Vulcão cone cinza: É o tipo mais simples de vulcão. Ele é construído de partículas e gotas de lavas resfriadas lançadas de uma única abertura (cratera). Quando a lava impregnada de gás é atirada violentamente ao ar, ela se rompe em pequenos fragmentos que solidificam e caem como cinzas ao redor da abertura e forma um cone circular ou oval. A maioria dos vulcões cones de cinzas têm uma cratera amoldada em forma de tigela no ápice e raramente sobem a mais de mil pés sobre o ambiente circundante. Cones de cinza são numerosos na América do Norte do lado ocidental como também ao longo de outros terrenos vulcânicos do mundo.

-Vulcões Compostos ou Stratovolcano: Algumas das principais montanhas da terra são vulcões compostos às vezes chamados de stratovolcano. Eles são tipicamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com