TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desflorestaçao

Tese: Desflorestaçao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Tese  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

2. O que é a desflorestação? O processo de desflorestação consiste na remoção, em larga escala, de grandes porções de floresta, anterior à sua substituição por outras utilizações do solo. Isto é, podemos também descreve-lo como o abate de árvores com vista a utilizar o solo por elas ocupado para outros fins, económicamente mais rentáveis do que ter um conjunto de seres vivos que controlam os ciclos de água do solo e a reciclagem do ar. Devido a esta forma materialista de pensar que a desflorestação foi durante muito anos vista como a impulsionadora do desenvolvimento económico de um país.

3. As Principais Causas da Desflorestação: Em países em vias de desenvolvimento a principal causa da desflorestação é a sobrexploração das matérias primas da floresta, particularmente, a madeira uma vez que estes países têm o mínimo de alternativas ao uso desses recursos naturais para desenvolverem as suas ecónomias.

4. Estatísticas Segundo as estatísticas, 17 milhões (170000km 2 , uma área superior á de Inglaterra, Pais de Gales e Irlanda do Norte) de florestas são destruídos anualmente. Hoje em dia as percentagens de florestas virgens da Europa são virtualmente nulas, e são extremamente reduzidas na América do Norte.

5. Desflorestação ≠ Degradação florestal A desflorestação deve ser distinguida da degradação florestal, dado que degradação consiste na redução da qualidade das florestas, que lhe encontra associada. Juntas, têm resultados devastadores como: a erosão dos solos e a destabilização das bacias hidrográficas resultando assim em secas e inundações. A desflorestação das florestas tropicais resultam também na redução da biodiversidade.

6. Modos de desflorestação A desflorestação por abate e queima representa 45% na África e no sudoeste asiático. A queima destas enormes porções de floresta liberta enormes quantidades de dióxido de carbono, o que vem aumentar o efeito de estufa. A desflorestação para a colheita de madeira é significativa fonte de desflorestação no sudoeste asiático e, até perto de 1990 na África Ocidental. O desimpedimento para pastagens foi a maior causa da desflorestação, nas décadas de 70 e 80, nas florestas do Brasil e da América central.

7. As queimadas regulares para a manutenção das pastagens é muito frequente em África. O abate para madeira combustível (carvão vegetal) é um problema nas áreas secas de África, dos Himalaias e dos Andes. Cerca de metade do total de florestas tropicais são devastadas eventualmente para cultivo

8. Desflorestação na Amazónia A amazónia é considerada o “pulmão do planeta Terra”, por ser um local onde a flora se encontra representada por maior biodiversidade. A desflorestação da amazónia aumentou a ritmo preocupante, no segundo semestre de 2007. Nos últimos 5 meses de 2007, cerca de 3200km 2 de floresta foram destruídos, segundo as imagens de satélite do instituto nacional de pesquisas espaciais. Estas imagens só registam grandes áreas desflorestadas, acredita-se que o total da destruição pode ter atingido 7000km2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com