TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destilador

Artigo: Destilador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2012  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 3

Construção e aplicação de um destilador

Construção e Aplicação de um Destilador

Destilação é um método ou um processo físico de separação de uma mistura de líquido ou de sólidos dissolvidos em seus componentes. Esse processo é caracterizado pelo fato de o vapor formado possuir uma composição diferente do liquido residual.

Durante muito tempo, esse tem sido um importante método de separação e/ou purificação de compostos químicos em laboratório e em industrias, pois se trata de um procedimento simples, eficiente e economicamente viável para muitos processos de separação de misturas.

Uma aplicação importante da destilação simples é a separação dos sais dissolvidos em água (dessalinização) em regiões áridas.

Procedimento de destilação

A água salgada é aquecida e na, medida em que vai atingindo o equilíbrio Liquido-vapor a uma dada pressão de 1 atm, o vapor gerado é resfriado no condensador pela passagem de liquido em temperatura ambiente deixando um resíduo de sais no qual essa mistura foi aquecida e recolhendo-se a água liquida em outro frasco. Dessa forma tendo água praticamente isenta de sais.

Destiladores de baixo custo

A aparelhagem convencional para a destilação custa aproximadamente R$ 175,00 reais, diante disso,destiladores simples e de baixo custo para aplicações em laboratórios de ensino e salas de aula em instituições de ensinos com poucos recursos são relatados na literatura.

No entanto o presente artigo, pretende-se de forma didática e criativa demonstrar a construção e aplicação de um destilador para destilação simples de corante alimentício com uma configuração próxima a de aparelhos convencionais de laboratório, utilizando materiais do cotidiano.

Resultados

A água destilada é incolor, indicando a eficiência da destilação e está pronta para ser utilizada. O corante não passa para o estado gasoso quando a água evapora, pois o solido não é volátil, alem do que a temperatura não é suficiente para fundir o solido e consequentemente vaporizá-lo. Com o destilador construído, foi possível obter o destilado a uma vazão de aproximadamente 2 ml por minuto sem perdas dos vapores gerados.

Conclusões

Por ser construído essencialmente de materiais recicláveis, o custo do destilador não ultrapassa R$ 30,00 reais.

O destilador construído apresenta uma configuração semelhante ao convencional, o que ajuda na interpretação e no entendimento da técnica pelos alunos . Devido os materiais utilizados, o destilador sofre limitações como: baixo calor de aquecimento, pois a temperatura da chama na lamparina é bem inferior quando usado o bico de bunsen que normalmente utiliza Gás liquefeito de petróleo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com