TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dezinha

Ensaios: Dezinha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

terça-feira, 10 de março de 2009

DAENS, Um Grito de Justiça.

DAENS, Um Grito de Justiça. Produção de Jean Luc Dermiers et. a.l. São Paulo: Look Filmes. 1994. 1 videocassete (132 min.) VHS, SON, COLOR.

O epicentro das questões enfocadas pelo Filme se dá na pequena cidade de Aalst, na Bélgica, por volta do final do século XIX. O Homem além de ser considerado em sua individualidade sofre as conseqüências do contexto social, o qual está umbilicalmente inserido. Dessa forma, na tentativa de demonstrar a realidade por meio da opressão aos operários, com o advento da Revolução Industrial, e com esta o cerceamento a vários Direitos, é que se desenvolve toda a trama.

De maneira peculiar, e com imprescindível riqueza de detalhes, o Filme relata a história dos trabalhadores desta pequena cidade flamenga, na Bélgica, que condenados a um estado de pobreza gritante e condições de trabalho desumanas, que chegavam a englobar até mesmo crianças e mulheres, têm suas “vidas” mudadas com a chegada do padre Daens, com suas idéias de renovação.

Imprescindível se faz ressaltar que, o filme em comento desenvolveu seu enredo de forma tão fidedigna aos fatos que culminou, após o seu lançamento, com a sua indicação ao Oscar de melhor filme de Língua estrangeira em 1993.

O drama inicia-se com a demonstração das más condições de trabalho na indústria têxtil no norte da Bélgica relatando a profunda miséria vivida pelos operários que aí trabalhavam. A cena que relata a morte de uma criança aí laborando é por demais impactante. Não havia, neste período, qualquer legislação menoril sequer, protetiva das relações de trabalho.

Os comerciantes Belgas, imbuídos pelo instinto do capitalismo selvagem, queriam concorrer com outros paises, dentre estes a Inglaterra na venda de mercadorias, dessa forma, empregam mulheres e crianças com o objetivo de pagar salários irrisórios dispensando a mão–de–obra mais qualificada, afinal o lucro era o maior intento e por este valia tudo.

Os acidentes de trabalho eram uma constante, afinal crianças não tinham a mesma atividade que um adulto na realização das tarefas, logo inúmeras foram as mortes no trabalho das mais diferentes formas.

Com a chegada do padre Daens que se muda para a cidade de Aalst e vai morar na casa de seu irmão jornalista várias idéias foram imbuídas no pensamento desta sociedade marginalizada.

Indignado com a situação de pobreza, que a cada dia se agravava com a recessão e daí também surgindo muitos trabalhadores, homens, desempregados. Daens escreve um artigo para o jornal do Partido Católico com o objetivo de incitar àquele povo para a realidade gritante existente.

Diante das repercussões surgidas com seus artigos, Daens, consegue semear uma consciência coletiva de justiça e vontade de lutar para a conquista de novos direitos.

Como alicerce principal para se concretizar os ideais de equidade, o protagonista suscita a questão da inclusão do sufrágio universal em detrimento do sufrágio com base em voto censitário. Tudo isso na tentativa de implementar um Estado não só democrático e sim do bem-estar social.

Afinal, se os representantes do Estado estão calcados em valores e poderes que representavam a vontade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com