TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença

Exames: Doença. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

I – INTRODUÇÃO

A maioria dos aparelhos modernos que são utilizados na atualidade possuem circuitos elétricos em suas partes internas. Sabe-se que uma força eletromotriz (fem) é necessária para produzir corrente em um circuito, o que remete à idéia de uma bateria como fonte de fem. Entretanto, a maior parte dos dispositivos elétricos tem como fonte uma usina geradora de energia elétrica na qual a energia é produzida após conversão de outras formas de energia, como por exemplo: energia potencial gravitacional em uma usina hidroelétrica.

A conversão de energia deve-se ao fenômeno da indução magnética que afirma: “a indução de uma fem no circuito ocorre devido à variação de fluxo magnético através do circuito.” Em uma usina geradora de energia elétrica, o movimento de um imã em relação a uma bobina produz um fluxo magnético que varia através das bobinas e, portanto, surge uma fem. Hoje, a indução eletromagnética é uma das principais responsáveis pela estrutura de nossa sociedade tecnológica.

O que descreve a indução eletromagnética é a lei de Faraday. A qual relaciona a fem com o fluxo magnético variável em qualquer tipo de espira, incluindo um circuito fechado.

Valeressaltar que em quase todo o mundo a energia elétrica é transferida como uma corrente que varia senoidalmente com o tempo, e não como uma corrente continua. O projeto e construção de aparelhos que transfiram energia de forma eficiente deve ser pautada em fazer uso desse modo de transferência energética.

Em circuitos analógicos existem três componentes básicos o resistor (R), o capacitor (C) e o indutor (L), os quais podem ser combinados em quatro importantes circuitos, o circuito RC, o circuito RL, o circuito LC e o circuito RLC onde as abreviações indicam quais elementos são utilizados. Estes circuitos, entre eles, exibem um grande número de tipos de comportamentos que são fundamentais em grande parte da eletrônica analógica. Em particular, eles são capazes de atuar como filtros passivos.

II – OBJETIVOS

- Verificar o comportamento de um circuito RC série.

- Verificar experimentalmente o comportamento de um circuito RL série.

- Estudar o comportamento de um circuito RLC – série, em função da freqüência, no que se refere a:

• Tensão em cada elemento do circuito;

• Freqüência de ressonância;

• Impedância, reatância indutiva e capacitiva;

• Corrente no circuito;

• Largura de banda e fator de qualidade.

III – PROCEDIMENTO

a) RC

01- Monte o circuito e ajuste o gerador de ondas senoidais para 3 V, mantendo-a constante a cada medida.

Obs. A fonte possue uma resistência interna que não é desprezível, em relação ao valor da impedância do circuito. Por isso, durante a realização da experiência a tensão irá variar, devido aoefeito de carga variável que o circuito solicitará da fonte.

02- Varie a frequência da fonte de 100 Hz a 10 kHz, inicialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com