TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Quem é bárbaro?

Por:   •  4/1/2022  •  Bibliografia  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 4

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

SERVIÇO SOCIAL

Leitura: Quem é bárbaro?

1) Explique as duas visões mais comuns sobre quem é o bárbaro.

a) Visão relativista

Pela visão relativista não existe um único tipo de civilização, e sim diferentes culturas, dessa forma não se pode dizer que existem bárbaros, porque na verdade a visão relativista diz que tudo é relativo dependendo do ponto de vista.

b) O bárbaro é sempre o outro

Cada sociedade ou cultura se identifica de uma forma, sendo assim qualifica o outro como bárbaro, considerando sua civilização como a correta tem pretensão à universalidade, dessa forma todo aquele que vai contra a sua civilização é o adversário, são os bárbaros.

2) Em seguida, exponha a visão de Francis Wolf sobre essas 2 visões e indique (e explique) os 3 sentidos sobre quem é o bárbaro e sobre quem é o civilizado na perspectiva do  autor.

O autor não acredita em nenhuma das duas visões, contudo considera a visão de que não existe barbárie mais perigosa, dessa forma o autor propõe três pontos para analise, que são eles:

  • Primeiro sentido: No primeiro sentido a civilização é caracterizada por um processo progressivo, onde a população é desvinculada dos costumes grosseiros e rudimentares das sociedades tradicionais. Sendo assim os bárbaros eram aqueles que se comportavam como brutos, grosseiros, ignorando as boas maneiras. No ilusório popular o bárbaro é o canibal que vive nu em meio às selvas. O bárbaro se inclui em uma preparação inferior política, um estágio pré-civil ou pré-urbano. (Civilização é civilidade.)
  • Segundo sentido: No segundo sentido a civilização considera as ciências, as letras e as artes como o grau mais elevado de uma sociedade, dessa forma o saber puro, ciência pela ciência, arte pela arte, entre outros. Nesse sentido os bárbaros são insensíveis ao saber ou a beleza pura não respeita o valor desde ou não compreendem seu sentido, só reconhece o valor no útil, na satisfação das necessidades vitais ou dos prazeres grosseiros. Bárbaro é, portanto aquele que queima livros ou destrói estatuas, ele está a um estágio anterior da cultura humana. (Parte espiritual da cultura.)
  • Terceiro sentido: No terceiro sentido a civilização é tudo aquilo que está presente nos costumes, nas relações com outros homens e outras sociedades, parece humano, é humano. Dessa forma a barbárie é a perda de sentimento humanitário, dessocialização e desculturação. Desumanidade incontrolada, mutilações atrozes, assassinatos, sacrifícios em massa, holocausto, etcnocídios, genocídios. (Humanidade do sentido moral)

3) Por que o autor afirma que a barbárie pode ocorrer dentro da civilização?

O autor cita alguns exemplos de barbárie dentro da civilização, os povos encontrados por Colombo eram considerados bárbaros porque viviam nus, assim como os astecas ou maias, eles claramente pertenciam a grandes civilizações, contudo foram considerados bárbaros porque praticavam religião cujos ritos incluíam sacrifícios humanos em massa. Dessa forma os colonizadores em nome da civilização cristã reduziram esses povos à escravidão, eles foram torturados, massacrados. Sua cultura, seus templos e suas estátuas foram destruídos, acontecendo assim o primeiro grande genocídio da história moderna. Então pode dizer-se que toda aquela civilização que se julga melhor, e tem pretensão de transformar o bárbaro comete barbárie, se torna superior aos povos e acredita que eles devem gratidão, pois contribuíram para retirar eles de sua barbárie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com