TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENERGIA SOLAR

Resenha: ENERGIA SOLAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

O centro do Sol produz núcleos de átomos de hidrogénio que ao fundirem-se geram núcleos de hélio. A sua superfície alcança uma temperatura perto dos 6.000ºK.

A energia proveniente desta reacção é radiada para o espaço, e parte dela atinge a atmosfera terrestre com uma intensidade de cerca de 1.373 W/m2.

Uma vez que parte da energia inicial é reflectida ou absorvida pela atmosfera, num dia de céu claro é possível medir junto à superfície terrestre num plano perpendicular, cerca de 1.000 W/m2.

Esta radiação disponível à superfície terrestre divide-se em três componentes:

- Directa: a que vem "directamente" desde o disco solar;

- Difusa: a proveniente de todo o céu excepto do disco solar, das nuvens, gotas de água, etc.;

- Reflectida: proveniente da reflexão no chão e dos objectos envolventes.

A soma das três componentes é denominada como radiação global, e representa, nas condições já referidas, cerca de 1.000 W/m2.

Para aproveitar a radiação que nos é fornecida empregamos os colectores solares térmicos que absorvem a radiação solar acalorando a água que circula nos tubos, e os painéis fotovoltaicos que por serem constituídos por células solares absorvem a radiação solar agitando os fotões que se movimentam compondo assim uma corrente eléctrica.

A utilização destes aparelhos não produzem lixo nem poluem o ambiente, no entanto para que a corrente seja suficiente para satisfazer a necessidade humana são imprescindíveis muitos metros quadrados destes aparelhos. A utilização deste tipo de colectores é eficaz mas não conseguem acompanhar o ritmo do consumo humano.

Vantagens:

- A energia solar como todas as energias renovaveis não polui.

- As centrais necessitam de manutenção mínima.

- Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem caindo. Tornando a energia solar uma solução economicamente viável.

- A energia solar não apresentar qualquer tipo de poluição sonora, contraditoriamente a certas energias.

Desvantagens:

- Os preços são mais elevados em relação a outros meios de energia devido à construção.

- Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica, além de que durante a noite não existe produção alguma.

- Locais em latitudes médias e altas sofrem quedas substanciais de produção durante os meses de inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com freqüente cobertura de nuvens tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.

- As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis, a energia hidroelétrica.

- A construção ocupa um grande espaço, que pode levar a destruição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com