TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eclipse. Eclipse Solar. Eclipse Lunar.

Trabalho Universitário: Eclipse. Eclipse Solar. Eclipse Lunar.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE CIÊNCIAS

Eclipse.

Eclipse Solar.

Eclipse Lunar.

Andressa Brandão Silva - Nº 1

6º ano A – Professor: Alexandre

ECLIPSE

Eclipse é quando qualquer astro entra na frente do outro. Acontece um eclipse num sistema planetário, não precisa ser o Sistema Solar, resguardando as devidas proporções, forma um tipo de maré de sizígia, que é nada mais do que a soma da forças gravitacional dos astros envolvidos , contudo, o termo eclipse é usado com mais frequência para descrever um eclipse envolvendo o Sol a Terra e a Lua.

Entretanto, para efeitos de cálculos de distâncias, a ocultação, ocorrida em eventos além do sistema Terra-Lua podem servir de refenciais: por exemplo, um planeta quando riscado pela sombra de uma de suas luas, ou uma lua entrando no cone de sombra do planeta que orbita, serve de estimativa volume e distância ou novas descobertas, quando os anéis de planetas gigantes, ocultam o raio de luz de uma estrela em trânsito nesse meio.

Eclipse solar é um fenômeno que ocorre sempre que a lua fica entre a Terra e o sol.Quando isso ocorre o sol parece desaparecer total ou parcialmente. Em astronomia, um eclipse ocorre sempre que corpos celestes estão alinhados de forma que a visão de um deles fica impedida por causa desse alinhamento. Claro que a lua é bem menor que o sol, o que a impediria de cobri-lo. Acontece que, como a distância da lua e da terra para o sol é muito grande o que vemos é apenas uma ilusão de que ambos são do mesmo tamanho. Tanto é que quando a lua está no ponto mais distante de sua órbita (que é uma elipse) ela não chega a cobrir o sol totalmente

Um eclipse lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, totalmente ou parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra, em geral, sendo visível a olho nu . Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos . É como se fosse um eclipse solar porém a Terra encobre a lua nesse caso. Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coincidem a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital. Este último evento também é responsável pelo tipo e duração do eclipse.

A diferença é que eclipse solar ocorre durante o dia, sempre Lua nova e eclipse lunar ocorre a noite sempre Lua cheia...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com