TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Encontro De Dois móveis

Trabalho Universitário: Encontro De Dois móveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PITÁGORAS

CURSO ENGENHARIA CIVIL

O PROBLEMA DO ENCONTRO DE DOIS MÓVEIS

SÃO LUIS-MA

O PROBLEMA DO ENCONTRO DE DOIS MÓVEIS

Trabalho apresentado à disciplina de Física

Mecânica para obtenção da nota parcial.

Professor: Sidney Cerqueira

São Luís-MA

1.1 OBJETIVOS.

* Caracterizar um movimento retilíneo e uniforme (MRU);

* Estabelecer o sistema de equações para o encontro de dois móveis que partam simultaneamente, um de encontro ao outro (na mesma trajetória), em MRU;

* Reconhecer que a aceleração é função do ângulo de inclinação da rampa.

* Reforçar os conceitos de referencial, velocidade positiva e negativa, posição inicial e função horária no MRU

* Verificar experimentalmente o problema do "encontro" de 2 moveis que se movem em sentidos contrários em trajetórias retilíneas paralelas.

1.2 INTRODUÇÃO

Uma questão relativamente frequente no estudo do movimento é a que solicita a determinação do local de encontro de dois móveis. O encontro ocorre quando os dois móveis estão na mesma posição do referencial, no mesmo instante de tempo.Em termos matemáticos, isso nos leva a criar um sistema de equações com as equações do movimento dos móveis. Para o movimento uniforme, defini-se uma função horária do espaço que é expressa por: x = xo + v.t em que x e xo representam o espaço final e inicial ocupados pelo móvel, v a velocidade e t o tempo. A solução dessas equações fornece o instante e a posição do encontro dos dois móveis.

1.3 CARACTERISTICAS GERAIS

1.31 ESTUDOS DO MOVIMENTO UNIFORME.

No laboratório foi medido o tempo gasto por uma esfera de aço submersa em um fluido e uma bolha formada no seu interior. A presença do fluido faz com que a força de atrito seja compensada pela resistência oferecida pelo fluido. Desta forma, podemos entender o movimento como sendo uniforme. Neste experimento, a bolha e a esfera submersa no fluido são deslocadas a partir de um plano inclinado de 10 graus.

Inicialmente, medimos o tempo gasto para deslocar os móveis de uma distância de 400 mm. Esse procedimento foi repetido quatro vezes entre o grupo.

1.3.2. ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME

As medidas consistiram em obter o tempo médio para uma esfera de aço percorrer as distâncias de 100 mm, 200mm, 300mm e 400mm. A esfera metálica foi abandonada no plano inclinado e o tempo cronometrado. Esse

procedimento foi repetido quatro vezes.

1.4 ELABORAÇÃO

FUNDAMENTOS TEÓRICOS.

Denomina-se movimento retilíneo uniforme (MRU) o movimento em que o móvel percorre uma trajetória retilínea com uma velocidade constante e diferente de zero, de modo que o móvel percorra iguais variações de distância em iguais intervalos de tempo.

MATERIAL E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

* 1 plano inclinado articulável com escala de 0 a 45º;

* Apoio para o plano;

* 1 cronometro;

* 1 régua.

Esta etapa consiste na determinação experimental do tipo de movimento descrito por uma esfera de aço e uma bolha que se desloca no interior de um tubo de vidro contendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com