TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Solar

Seminário: Energia Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Seminário  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

O mundo evolui cada vez mais rápido a nível tecnológico, foram introduzidas nos últimos anos uma séria de novas tecnologias no aproveitamento de energias renováveis como é o caso da ENERGIA SOLAR térmica e fotovoltaica.

 

Além do uso progressivo da energia solar residencial, existe cada vez mais a sua utilização na produção de energia elétrica a grande escala através de parques e usinas solares, em todo o mundo.

1.2 - Definição

 

Energia solar é aquela proveniente do Sol, podendo ser energia térmica e luminosa. Esta energia pode ser captada por painéis solares, que são formados por células fotovoltaicas e após transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar é utilizada principalmente em residências, no aquecimento de água.

 

A energia solar é considerada uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, já que consiste em uma fonte de energia renovável e limpa, que não emite qualquer tipo de poluente.

Em virtude de ser considerada uma energia limpa e que não agride o meio-ambiente, a energia solar cada vez mais é comentada e utilizada no mundo, principalmente em países mais desenvolvidos. Na última década o aumento do uso da energia solar no planeta foi de 40%. Isso vem acontecendo graças a programas de incentivo em países como Alemanha, Japão e Espanha para ampliar a geração de eletricidade com fontes renováveis, visando reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

A geração de energia a partir da luz do Sol está associada ao "efeito fotovoltaico", que foi observado pela primeira vez em 1893 pelo físico francês Alexandre-Edmond Becquerel. Esse efeito consiste essencialmente na conversão de energia luminosa incidente sobre materiais semicondutores, convenientemente tratados, em eletricidade. No início, esse sistema era utilizado somente na geração de energia para satélites. Mas as tecnologias de produção evoluíram a tal ponto que tornou viável seu uso em aplicações terrestres, para fornecimento de energia elétrica em residências isoladas da rede convencional de distribuição.

1.3 - Como funciona a energia solar

 

Um sistema de energia solar é constituído por três partes principais:

I. Painel Solar (captação da radiação solar)

 

II. Depósito de água (armazenamento de água)

 

III. Sistema de apoio (sistema que permite complementar a energia solar captada)

O seu funcionamento é muito simples:

I. Grande parte da radiação solar que atinge a cobertura transparente do painel é transmitida para o interior deste

 

II. A radiação é captada pela superfície absorsora (geralmente uma placa metálica com um revestimento negro). Esta superfície

converte os raios solares em calor.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com