TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Erro De Medidas

Artigo: Erro De Medidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

No estudo da metrologia podem ser observados dois processos de medição: direta e indireta. A medição indireta é aquela cujo resultado é obtido através de medições diretas de outras grandezas, ligadas por uma dependência conhecida com a grandeza procurada e há uma incerteza que pode ser atribuída à associação entre a variável e a medida. Já a medição direta é aquela cujo resultado é obtido diretamente dos dados experimentais ou através de instrumentos de medida graduados, mais simples e robustos, segundo as unidades respectivas.

O erro de medição pode ser considerado como comporto pelos: erro grosseiro, erro sistemático e erro aleatório. O primeiro é geralmente decorrente de mau uso ou mau funcionamento do SM. O segundo é causado por um problema de ajuste ou desgaste do sistema de medição e está sempre presente nas medições realizadas em idênticas condições. Já o terceiro pode ser devido a diversas causas como a existência de folgas, atrito, vibrações, condições ambientais, entre outras grandezas de influência.

Se o erro de medição fosse perfeitamente conhecido, poderíamos corrigi-lo e fazer com que não influenciasse a medição, porém somente a componente sistemática do erro de medição pode ser suficientemente bem estimada. Sendo assim há um conhecimento aproximado do erro, podendo assim estimá-lo e corrigi-lo parcialmente.

OBJETIVO

O estudo teve como objetivo fazer medições de três blocos diferentes e com isso calcular a estimativa de erro.

RESULTADOS

Com o estudo dos aparelhos: paquímetros digital e analógico e micrômetros digital e analógico realizamos as medidas de três blocos de tamanhos diferentes. Os objetos medidos foram 3 blocos metálicos medindo 7 mm, 10 mm e 20 mm respectivamente.

No experimento foram utilizados e registrados em tabelas e gráficos os dados de medidas e erros obtidos por: um paquímetro analógico de faixa de medição nominal de 150 mm, de medição real de 155,3 mm e resolução de 0,05 mm:

Tabela 01 – Levantamento da tendência e Repetividade pelo paquímetro analógico.

Gráfico 01 – Curva de erros do paquímetro analógico.

Dados obtidos por um paquímetro digital de faixa de medição nominal de 150 mm, de medição real de 157,25 mm e resolução de 0,01 mm:

Tabela 02 – Levantamento da Tendência e Repetividade pelo paquímetro digital.

Gráfico 02 – Curva de erros do paquímetro digital.

Dados obtidos através de um micrômetro analógico de faixa de medição nominal de 25 mm, de medição real de 26 mm e resolução de 0,01 mm:

Tabela 03 – Levantamento da Tendência e Repetividade pelo micrômetro analógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com