TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espirogira

Pesquisas Acadêmicas: Espirogira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  3.941 Visualizações

Página 1 de 4

Espirogira

A espirogira é um tipo de alga verde, não ramificada, constituida por células rectangulares. Esta alga vive em ambientes de água doce, fundamentalmente em charcos e regatos.

Tem um aspecto viscoso pois cada filamento é envolvido por uma bainha aquosa. Pode-se observar uma espirogira muito facilmente basta ter um microscópio óptico, uma infusão de salsa e coentros, já com alguns dias, e observar - obviamente que também irão aparecer outros seres unicelulares na observação, como as paramécias.

Reprodução

Uma célula de espirogira.

A espirogira pode reproduzir-se quer sexuada quer assexuadamente. Na reprodução assexuada dá-se a sua fragmentação, seguida de mitoses sucessivas para voltar ao seu tamanho característico.

A reprodução sexual ocorre quando dois filamentos alinhados emitem tubos de conjugação que se fundem formando um canal de conjugação por onde passa o citoplasma da célula "masculina". Este funde-se com o da "feminina" e os gametas fundem-se originando um zigoto. Este dá por sua vez origem ao zigósporo com quatro núcleos haploides, dos quais três degeneram. O zigósporo germina e o núcleo haploide dá origem a um novo filamento, "feminino" ou "masculino".

Dominio: eucariota

Reino: protista

Filo: charophyta

Classe: Zygnematophyceae

Ordem: Zygnematales

Família: Zygnemataceae

Gênero: Spirogyra

A esta divisão pertencem as algas verdes gr. Chloro = verde), como a alface-do-mar, clamidomonas, espirogira, entre outras.

De todos os grupos de algas, estas são as mais diversificadas, existem mais de 17000 espécies. São maioritariamente de água doce mas surgem noutros habitats (neve fundida, casca de árvores, passeios, como simbiontes nos líquenes, protozoários e invertebrados), sobre outros organismos (como no interior do pêlo dos ursos polares) e mesmo em água salgada.

Podem ser unicelulares, coloniais (como o género Volvox) ou multicelulares, mas mesmo essas têm um grau de diferenciação muito baixo. As formas de maiores dimensões são marinhas, como o género Codium, que atinge 25 cm de comprimento.

Apresentam clorofila a e b e carotenóides. A substância de reserva é sempre o amido, pelo que são consideradas as ancestrais das plantas terrestres.

A espirogira é uma alga verde filamentosa não ramificada, cujo corpo é constituído por células rectangulares colocadas topo a topo. Esta alga forma massas flutuantes bastante densas, em água doce. Cada filamento é envolvido por uma bainha aquosa, que lhes confere um aspecto viscoso.

As células apresentam na sua constituição um vacúolo muito desenvolvido, que ocupa quase todo o espaço citoplasmático, um cloroplasto em espiral (característico destas algas, sendo mesmo a origem do seu nome) onde podem ser vistos numerosos pirenóides (concentrações da enzima ribulose-difosfato, responsável pela acumulação de reservas), um núcleo e o habitual citoplasma.

A reprodução em clorófitas é bastante variada, ocorrendo espécies com ciclos de vida haplodiplontes (isomórficos ou heteromórficos) e haplontes. Nos ciclos haplontes, como o da espirogira,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com