TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espumas Metalicas

Pesquisas Acadêmicas: Espumas Metalicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 8

http://www.webartigos.com/artigos/petroleo-sociedade-energia-e-desenvolvimento/58106/

1 INTRODUÇÃO/ TRABALHO EM GRUPO DE PSICOLOGIA

A energia é elemento essencial para a sobrevivência. Com ela o ser humano desenvolveu novas técnicas de trabalho (inicialmente a tração animal), manipulou o fogo (preparo de alimentos, iluminação e calor), construiu obras impressionantes, estimulou o crescimento econômico, acelerou o processo de industrialização, fez expandir a rede de transportes (veículos, aviões, trens, navios, etc.), maximizou a evolução tecnológica e científica e inclusive integrando as informações, ao mesmo tempo difundindo o processo de globalização.

Nessa perspectiva, o petróleo como fonte energética foi introduzido de maneira massiva, pois este desdobra inúmeras empregabilidades inerentes à satisfação dos avanços técnicos-científicos, e necessidades dos bens materiais (combustível, calçados, bolsas, matéria-prima, entre outros artefatos) pela sociedade como um todo. Em contrapartida essas aplicações cotidianas estarão limitadas em um futuro próximo, pois o petróleo é uma fonte irrenovável.

Assim, podem-se elencar algumas indagações sobre o mesmo: o que fazer quando o petróleo acabar? A terra estará comprometida (ambientalmente) com o intenso uso deste?

2 O PETRÓLEO COMO FONTE ENERGÉTICA

Desde que o petróleo foi descoberto, tornou-se instrumento indispensável à produção de energia e artefatos diversos para o consumo de todos integrantes de uma sociedade capitalista inseridos em panorama global. Como fonte energética é empregada como combustível, produção de eletricidade, propulsão para o funcionamento de máquinas e motores, etc.

Além de predominante no setor de transportes, o petróleo ainda é o principal responsável pela geração de energia elétrica em diversos países do mundo. Apesar da expansão recente da hidroeletricidade e da diversificação das fontes de geração de energia elétrica verificadas nas últimas décadas, o petróleo ainda é responsável por aproximadamente 7,9% de toda a eletricidade gerada no mundo (PAFFENBARGER, 1997; AIE, 2003).

3 SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO

Com a fase da Primeira Revolução Industrial, buscou-se incessantemente a solução para as novas fontes energéticas, a princípio o carvão mineral foi a força motriz necessária às máquinas. O aperfeiçoamento e a velocidade produtiva exigiam uma combustão eficaz de maior potencial calorífico. A era do petróleo, principalmente como energia, desdobrou enorme impulso a tais satisfações estando na atualidade como sinônimo de "poder" e riqueza, resultando numa sociedade dependente desse recurso.

3.1 O consumo energético

O desenvolvimento de uma sociedade está atrelado, entretanto, ao poder aquisitivo e de consumo dos indivíduos integrantes da mesma, em primeira instância da energia.

A distribuição geográfica das fontes energéticas no mundo é irregular e, portanto, o seu gasto. A utilização desses recursos quadruplicou nos últimos cinqüenta anos. Todavia, quase um terço da população (2 bilhões de pessoas) não dispõe de eletricidade. Segundo dados obtidos pelo Relatório sobre o desenvolvimento e a Agência Internacional da Energia (censo 2000), a parcela da população mais rica ? um quinto ? consome 58% da energia total, enquanto a classe mais carente responde por 4%. O petróleo e o gás natural somam juntos 55,5% das fontes consumidas no mundo.

De fato, o desequilíbrio apresentado liga-se à questão social e gera implicações diversas como fome, pobreza e dependência financeira dos países subdesenvolvidos.

3.2 Empregabilidades do petróleo como energia

O petróleo apresenta inúmeras aplicações energéticas, das quais podemos destacar:

? A produção de eletricidade em usinas termelétricas a partir do calor gerado pela queima do sumo do petróleo;

? Os veículos desempenham seus movimentos através da energia resultante da queima dos combustíveis fósseis;

? O gás de cozinha fundamental ao preparo de alimentos;

? Força motriz à rotação de motores e aparelhos diversos;

? Derivados como gasolina, éter, tíner, óleos e entre outros hidrocarbonetos.

Como podemos observar, a energia decorrente do petróleo é indispensável para uma sociedade inserida no contexto do capitalismo vigente. Por isso pode-se afirmar que há extrema dependência das pessoas em relação ao "ouro negro".

3.3 Sociedade subordinada ao petróleo e a energia

Na atualidade seria difícil imaginar como seria uma realidade isenta do consumo energético. Isso traz em vista uma relação de dependência entre as pessoas e o cobiçado "ouro negro".

A nossa sociedade depende do petróleo. Desde que este passou a ser usado, nos fins do século XIX, como combustível, ele tomou um papel cada vez mais importante. Hoje em dia é usado para produzir eletricidade, como combustível para a maioria dos meios de transporte e muitos usos domésticos, para produzir plástico, sem o qual a nossa sociedade seria muito diferente de como a conhecemos. Não existe qualquer dúvida de que a energia é de uma extrema importância para a nossa civilização. De fato, pode-se dizer que toda a economia está dependente dela, como já foi mencionado. Assim, é natural que ocorram certas reações de pânico quando é mencionado que as reservas de petróleo estão perto do seu fim.

As reservas atuais são suficientes para manter a atual produção durante mais de 40 anos e o nível de reposição das reservas é bastante satisfatório. A demanda dos países desenvolvidos está praticamente contida aos níveis atuais e não cresce mais numa relação direta com o crescimento do PIB.

Contudo a dependência energética é o reflexo deste quadro, que seus elementos mais que se completam para formar os pilares da globalização.

4 O FUTURO SEM PETRÓLEO

O que fazer quando o petróleo esgotar? É uma das questões que norteiam a razão das pessoas adaptadas ao seu massivo consumo.

O petróleo é um recurso valioso, sem o qual a vida moderna, tal como a conhecemos, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com