TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística termo

Seminário: Estatística termo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Seminário  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

01- INTRODUÇÃO

Estatística é a ciência que utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento, modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso. Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações, dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, sendo a estatística, uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados, preocupando-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação de dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes onde essas informações foram retiradas, para melhor compreender as situações.

O termo estatística surge da expressão em latim statisticum collegium ; em palestra sobre os assuntos do Estado, de onde surgiu a palavra em língua statista, que significa “homem de estado”, ou político, e a palavra alemã Statistik, designando a análise de dados sobre o Estado. A palavra foi usada pela primeira vez no século XVII, em latim, por Schmeitzel na Universidade de Jena e adotada pelo acadêmico alemão Godofredo Achenwall. Aparece como vocabulário na Enciclopédia Britânica em 1797, e adquiriu um significado de coleta e classificação de dados, no início do século XIX.

02 - ETAPA 1

Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. Para se fazer uma estatística precisamos realizar um levantamento de dados, e esses dados consistem em informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas. Existem dois conjuntos de dados que são chamados de populações (conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse) enquanto que amostra é um subconjunto de uma população.

O estudo da estatística se divide em dois ramos principais; a estatística descritiva que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados, enquanto que a estatística inferencial é o ramo responsável por tirar as conclusões sobre uma população a partir de uma amostra, nesse caso a ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

Existem dois tipos de dados; os qualitativos que consistem em atributos, classificações ou registros não numéricos e os dados quantitativos que consistem em medidas ou contagens numéricas. Existem quatro tipos de níveis de dados: os dados que estão em nível de medida ordinal são qualitativos ou quantitativos, os dados no nível intervalar de medida são quantitativos e os dados de nível racional de medida são similares aos de nível intervalar, com a propriedade adicional de que um registro nulo é um zero inerente. O zero inerente é o zero que significa “nenhum”.

Para se coletar dados para uma estatística podemos fazer um censo, usar uma amostra, usar simulação ou realizar um experimento. Existem várias técnicas de amostragem, e é importante que as técnicas sejam apropriadas para que os resultados sejam garantidos de forma confiável, podendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com