TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Dos Solidos Cristalinos

Exames: Estrutura Dos Solidos Cristalinos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

Estrutura de sólidos cristalinos

Células unitárias: é a unidade básica estrutural ou blocos de construção da estrutura cristalina do material, ela também possui o menos número de átomos que representam a simetria de uma estrutura cristalina.

Estruturas cristalinas de metais: Uma substância pode ser considerada cristalina quando os átomos que a constitui estão dispostos segundo uma rede tridimensional bem definida e que é repetida por milhões de vezes. Exemplos desses materiais seria todos os materiais e a maior parte das cerâmicas

Cálculo de densidade: d=m/v, ou seja, densidade é a massa de um corpo divido pelo seu volume. Onde a massa é: número de átomos associados a cada célula unitária multiplicada pelo peso atômico e dividido pelo nº de Avogadro. E o volume é o da célula unitária.

d=(nA/Na)/Vo=nA/VcNa

d = densidade;

n = número de átomos associados a cada célula unitária (at/c.u.);

A = peso atômico (g/mol);

Vc= volume da célula unitária (cm³/c.u.);

Na = númeor de Avogadro (6,023 x 10²³ átomos/mol)

Polimorfismo e alotropia:

Os polimorfismo são materiais com mais de uma estrutura cristalina;

A alotropia possui uma estrutura cristalina que pode mudar com a variação de temperatura ou com a pressão externa. Alguns exemplos desse material seria o: ferro, titânio, grafite.

Sistemas Cristalinos

A estrutura cristalina possui um arranjo geométrico de seus átomos bem definido, constituindo uma estrutura cristalina. Um material cristalino, independente do tipo de ligação encontrada no mesmo, apresenta um agrupamento ordenado de seus átomos, íons ou moléculas, que se repete nas três dimensões.Apenas os sólidos cristalinos exibem esta característica. Existem sete sistemas cristalinos, que são:

Cúbico:Sistema cristalino em que há três eixos cristalográficos de mesmo tamanho e mutuamente perpendiculares;

Tetragonal: Neste sistema, os três eixos cristalográficos são mutuamente perpendiculares como no sistema cúbico, mas enquanto os eixos a e b têm mesmo comprimento, o eixo c é diferente, sendo maior ou menor.

Ortorrômbico: Sistema cristalino em que os três eixos cristalográficos são mutuamente perpendiculares, como nos sistemas anteriores, mas cada um com um comprimento.

Hexagonal:No sistema hexagonal, em vez de dois eixos horizontais, existem três, separados entre si por ângulos de 120º e todos com mesmo comprimento. Além deles, há o eixo vertical (c), perpendicular aos demais, diferente deles no comprimento e com simetria senária.

Trigonal:Sistema cristalino caracterizado, como o anterior, por três eixos cristalográficos de igual comprimento e horizontais, formando ângulos de 120° entre si, e um eixo vertical perpendicular aos demais, diferente deles no comprimento e com simetria ternária;

Monoclínico: No sistema monoclínico existem três eixos cristalográficos de comprimentos diferentes. Os ângulos α e γ têm 90º e o ângulo β, um valor diferente deste;

Triclínico: este último sistema é o que exibe cristais de simetria mais pobre. Ele possui três eixos cristalográficos, todos diferentes entre si, o mesmo acontecendo com os ângulos entre eles.

Direções e planos cristalográficos:

Uma direção cristalográfica é definida como uma linha entre dois pontos, ou umvetor, com seu ponto inicial na origem de um sistema cartesiano de referência e seu ponto final em uma posição qualquer, dependendo da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com