TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Analise

Monografias: Estrutura E Analise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

CUSTO - é um gasto relativo ao bem ou serviço utilziado na produção de outros bens e serviços.

Exemplo: materia prima utilizada na formação do produto.

Segundo Martins (2003) "Custos representam os gastos relativos a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços. Portanto, estão associados aos produtos ou serviços produzidos pela entidade".

DESPESA - todos os bens ou serviços consumidos na manutenção de atividades operacionais e na obtenção de receitas, não vinculadas a produção de bens e serviços.

Exemplo: Comissão de representante sobre as vendas efetuadas, folha de pagamento do pessoal administrativo (contabilidade, finança, vendas).

"Despesas - Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas". (MARTINS, 2003)

PERDA - são gastos incorridos de forma anormal e inesperada, de forma que não compreende o processo rotineiro da empresa.

Martins (2003) diz que, "Não se confunde com despesa (muito menos com custo), exatamente por sua caracteristica de anormalidade, e involuntariedade; não é um sacrificio feito com intenção de obtenção de receita. [...]."

São considerados como perda aqueles que não são previstos, como: incendio, desabamento, atentados e etc.

CUSTOS DIRETOS - é aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrencia, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuido (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.

Exemplo: Materias-primas usados na fabricacao do produto, mão-de-obra direta, serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.

CUSTOS INDIRETOS - é aquele que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrencia. são aqueles apropriados aos portadores finais mediante o emprego de criterios pre-determinados e vinculados a caudas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/maquinas utilizadas, etc.

Exemplo: Mão-de-obra indireta: é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas industrias ou prestadores de serviços e que não são mensuraveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade, etc.

CUSTOS FIXOS - são os custos que permanecem constantes dentro de determinada capacidade instalada, independem do volume de produção. Independente da quantidade produzida, dentro do limite da capacidade instalada, permanecem constantes, ou seja, independente de quanto a empresa venha a produzir eles se manterão constantes, ou se oscilarem não terá nenhuma relação entre a oscilação e quantia produzida. Custos fixos são aqueles cujos valores tem pequena ou nenhuma relação com o volume de produção da empresa.

Exemplo: Aluguel de imoveis utilziados na produção de bens e serviços, mão de obra indireta, pró-labore do diretor de produção, honorarios de vigilancia das instalações produtivas.

CUSTOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com